Vídeo expresso digital (divx)

Definição - O que significa Digital Video Express (DIVX)?

Digital Video Express, conhecido como DIVX, era um sistema de aluguel de vídeo comercializado pela varejista de eletrônicos Circuit City e pelo escritório de advocacia de Ziffren, Brittenham, Branca e Fischer no final dos anos 1990. O sistema usava discos de DVD que permitiam aos usuários assistir a um filme em uma janela de 48 horas, com a capacidade de convertê-lo em um período de exibição ilimitado posteriormente. O formato foi descontinuado em 1999.

Definirtec explica Digital Video Express (DIVX)

DIVX foi uma tentativa da Circuit City e Ziffren, Brittenham, Branca e Fischer de criar um mercado de aluguel de vídeo alternativo, que na década de 1990 foi dominado pela Blockbuster Video. O DIVX foi lançado em 1998. Os players, feitos por fabricantes como Zenith, RCA e Panasonic, eram vendidos nas lojas Circuit City, Good Guys, Future Shop e Ultimate Electronics.

O conceito usou o formato emergente de DVD. Os discos DIVX seriam comprados por US $ 4 e os espectadores seriam capazes de assisti-los em uma janela de 48 horas. Jogadores equipados com DIVX se autenticariam com uma conta de usuário por meio de um modem. Após o término do período, os espectadores poderiam descartar o disco, comprar outro período de visualização de 48 horas ou atualizar o disco para um disco “DIVX Silver” com um período de visualização ilimitado por uma taxa única. Embora os reprodutores DIVX pudessem reproduzir DVDs padrão, os discos DIVX não tinham os recursos especiais dos DVDs e costumavam funcionar apenas em pan-and-scan. Os discos DIVX usavam criptografia Triple DES para proteção contra cópia.

Devido às baixas vendas, o DIVX foi descontinuado em 1999, com os discos DIVX permanecendo reproduzíveis até que o acesso à conta central fosse desativado em 2001. Embora o DIVX tenha sido um fracasso, o conceito de alugar vídeos em uma janela de visualização sobrevive nos sistemas modernos de vídeo sob demanda como os da Apple e Amazon.