Janela

Definição - O que significa Window?

Uma janela é um elemento de interface gráfica usado para exibir o conteúdo de um aplicativo para o usuário visualizar e interagir. Uma janela é geralmente uma área retangular que pode ser redimensionada e geralmente editável de acordo com as capacidades e limitações impostas pelo aplicativo que a fornece. A janela é essencial para facilitar a multitarefa em um sistema operacional moderno, pois permite aos usuários alternar visual e manualmente entre os aplicativos em execução e fazer interações gerais com o sistema operacional.

Definirtec explica a janela

O conceito da janela foi desenvolvido pela primeira vez no Stanford Research Institute por Douglas Engelbert. Seus primeiros protótipos tinham várias janelas, mas não havia como distingui-los porque não tinham bordas, barras de título ou os outros elementos de GUI que conhecemos hoje. A pesquisa continuou no Xerox Palo Alto Research Center (PARC) liderado por Alan Kay, que mais tarde na década de 1980 surgiu com o termo WIMP, que significa "janela, ícone, menu e ponteiro". A Apple desenvolveu uma interface baseada em WIMP e a usou em seus computadores Lisa. Um pouco mais tarde, a Microsoft lançou seu próprio sistema operacional com um sistema de janelas conhecido simplesmente como Microsoft Windows.

Existem muitos tipos e elementos de janelas, mas o mais comum é o aplicativo ou janela principal, que é usada para fazer a interface direta entre o usuário e o aplicativo. Ele contém a moldura da borda, a barra de título e alguns botões de controle como minimizar, maximizar e fechar. Ao contrário do que se sabe em geral, existem muitos tipos de janelas e vários elementos de IU, como botões e caixas de edição, são eles próprios janelas. Elas são chamadas de janelas de controle e são colocadas em relação à janela do aplicativo e se movem junto com ela, bem como se comunicam com a janela do aplicativo fornecendo-lhe notificações de clique, por exemplo.

Qualidades de uma janela:

  • Ocupa uma determinada área da tela
  • Pode ou não estar visível em um determinado momento
  • Responde a eventos do usuário e do sistema operacional
  • Se gera