Janela deslizante

Definição - o que significa janela deslizante?

Janela deslizante é uma técnica para controlar os pacotes de dados transmitidos entre dois computadores da rede onde a entrega confiável e sequencial de pacotes de dados é necessária, como ao usar a Camada de Link de Dados (modelo OSI) ou o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP).

Na técnica da janela deslizante, cada pacote de dados (para a maioria das camadas de enlace de dados) e byte (no TCP) inclui um número de sequência consecutivo exclusivo, que é usado pelo computador receptor para colocar os dados na ordem correta. O objetivo da técnica de janela deslizante é usar os números de sequência para evitar dados duplicados e solicitar dados ausentes.

A janela deslizante também é conhecida como janela.

Definirtec explica a janela deslizante

A técnica da janela deslizante impõe limites variados ao número de pacotes de dados que são enviados antes de esperar por um sinal de confirmação de volta do computador receptor. O número de pacotes de dados é chamado de tamanho da janela. Os limites do tamanho da janela variam dependendo da taxa em que o computador receptor pode processar os pacotes de dados e da capacidade de seu buffer.

Se o aplicativo no computador receptor processa os pacotes de dados em uma taxa mais lenta do que o computador de envio está enviando, o sinal de confirmação do computador de recebimento dirá ao computador de envio para diminuir o número de pacotes no tamanho da janela na próxima transmissão, ou para interromper temporariamente a transmissão para liberar o buffer. Se, por outro lado, o aplicativo receptor puder processar os pacotes de dados mais rápido do que o computador de envio os está enviando, o sinal de confirmação dirá ao computador de envio para aumentar o número de pacotes na próxima transmissão.

Para uma transmissão de pacote de dados eficiente, o transmissor não deve ser forçado a interromper o envio por um tempo desnecessariamente longo. Isso acontecerá se o computador receptor enviar um sinal de confirmação para parar e não enviar outro sinal para iniciar a transmissão quando seu buffer tiver espaço disponível ou estiver vazio. Outras considerações para a transmissão eficiente de pacotes de dados incluem:

  • Tempo de atraso de ida e volta
  • Atraso de ponta a ponta
  • Atraso de largura de banda