Pop-up blocker

Definição - o que significa o bloqueador de pop-ups?

Um bloqueador de pop-up é um software que impede que janelas pop-up apareçam em um site. Alguns bloqueadores de pop-up funcionam fechando imediatamente a janela pop-up, enquanto outros desativam o comando que chama a janela pop-up. A maioria dos softwares de navegador permite que o usuário ative ou desative o bloqueador.

Os pop-ups são geralmente usados ​​por anunciantes como uma forma de veicular anúncios, mas eles distraem os usuários da Web de sua experiência e muitos os consideram um incômodo. É por isso que os bloqueadores de pop-up foram desenvolvidos e se tornaram parte da maioria dos navegadores da web. Incluir um bloqueador de pop-up no software do navegador o ajuda a funcionar de maneira mais eficaz, porque o navegador sabe quando um site está tentando abrir uma nova janela pop-up e simplesmente ignora essa solicitação.

Um bloqueador de pop-ups também é conhecido como eliminador de pop-ups.

Definirtec explica o bloqueador de pop-ups

Os pop-ups são frequentemente usados ​​por sites para anunciar produtos ou recursos. Portanto, eles devem ser o mais atraentes possível. Isso é feito fazendo com que o pop-up seja aberto em uma pequena janela secundária, que se torna a janela ativa. Para obter o máximo de atenção, um pop-up também pode apresentar cores brilhantes, animação e movimento. Para navegadores que oferecem suporte à navegação por guias, o pop-up pode abrir em uma guia secundária em vez de uma nova janela inteira. Pop-ups são comumente gerados usando JavaScript.

Para muitos usuários, o comportamento do pop-up é bastante irritante. Os usuários podem se sentir emboscados e distraídos por pop-ups, que quase sempre consistem em anúncios não relacionados ao conteúdo da Web que o usuário está vendo no momento. No final dos anos 90, os fabricantes de navegadores responderam ao desejo dos consumidores de inibir os pop-ups lançando novas versões de navegadores da Web com a capacidade de bloqueá-los. O navegador Opera foi o primeiro a oferecer esse recurso.

O bloqueio de pop-ups geralmente é habilitado por meio de uma caixa de seleção que deve ser marcada para habilitar o bloqueio de pop-ups ou desmarque para desabilitar. Todos os principais navegadores agora oferecem suporte ao bloqueio de pop-ups.

Os bloqueadores de pop-up também podem ser instalados como ferramentas de software de terceiros. Normalmente, eles incorporam recursos adicionais, como filtragem de anúncios e opções de bloqueio de pop-up altamente personalizáveis. Para a maioria dos usuários, entretanto, os bloqueadores embutidos em todos os principais navegadores são perfeitamente adequados.

Nem todos os pop-ups são um incômodo. Na verdade, alguns são muito úteis. Por exemplo, pop-ups são freqüentemente usados ​​para fornecer orientação aos usuários sobre como preencher um formulário em uma página da web. Infelizmente, os navegadores modernos também podem bloqueá-los acidentalmente (daí a capacidade de ativar ou desativar todo o recurso). Alguns navegadores têm a capacidade de discernir quais pop-ups são ferramentas genuínas no site e tratá-los de maneira diferente dos anúncios pop-up, um recurso chamado bloqueio inteligente. Alguns navegadores indicam ao usuário o bloqueio de um pop-up, geralmente por meio de uma pequena barra de informações com duração de alguns segundos, um sinal sonoro ou ambos.

Os designers e proprietários de sites, por sua vez, encontraram novas maneiras criativas de contornar os bloqueadores de pop-up. Uma variante do pop-up é o pop-under; assim como um pop-up, também cria uma janela secundária. A diferença é que a janela pop-up não se torna a janela ativa. Em vez disso, ele fica escondido atrás da janela principal do navegador até que seja fechado, quando o usuário pode visualizar o pop-up. Outros sites usam o chamado anúncio flutuante, que também é um anúncio sobreposto. No entanto, um anúncio hover é criado usando DHTML para que o navegador não o reconheça como uma janela secundária e feche-o.

Embora esses métodos de publicidade sejam astutos, eles podem sair pela culatra para o proprietário do site se os usuários simplesmente pararem de visitá-lo por causa da natureza direta e perturbadora dos pop-ups, pop-unders e anúncios hover.