Disco de inicialização

Definição - o que significa disco de inicialização?

Um disco de inicialização é um meio de armazenamento de dados removível usado para carregar e inicializar um sistema operacional ou programa utilitário. Normalmente, um disco de inicialização é uma mídia somente leitura que armazena arquivos temporários em uma unidade de CD-ROM ou disquete. Outras mídias de disco de inicialização incluem unidades USB, unidades zip e unidades de fita de papel.

Um dos usos mais comuns de um disco de inicialização é iniciar o computador quando a operação no disco rígido interno não carrega. Geralmente, um disco de inicialização contém um sistema operacional em escala real e também pode incluir um pequeno sistema operacional utilitário. Nos últimos anos, os discos de inicialização tornaram-se menos comuns à medida que os fabricantes de equipamentos originais passaram a usar partições do disco rígido para armazenar dados de recuperação.

Um disco de inicialização também pode ser referido como um disquete de inicialização, disco de inicialização, disco de inicialização ou disco de recuperação inicializável.

Definirtec explica o disco de inicialização

O disco de inicialização é geralmente usado para reparar danos, restaurando arquivos do sistema até o último esforço ou reinstalando o sistema operacional à condição original de fábrica.

O disco de inicialização é usado para uma variedade de funções, incluindo:

  • Personalização de um ambiente de sistema operacional
  • Verificações antivírus e anti-spyware
  • Instalando um sistema operacional em grande escala
  • Solução de problemas de software e hardware
  • Acessando o sistema operacional quando as senhas são perdidas
  • Limpeza de dados para remover dados antigos e desnecessários
  • Recuperação de dados para restaurar dados danificados, corrompidos ou inacessíveis

Para que um disco de inicialização funcione, o computador precisa ter um programa embutido para carregar e executar as instruções. Todos os discos de inicialização precisam ser compatíveis com os computadores pessoais aos quais se destinam. Alguns computadores possuem um sistema básico de entrada / saída (BIOS) que suporta a inicialização de um dispositivo como um CD-ROM ou USB. Outros sistemas podem exigir um disquete de inicialização para executar o software em um CD-ROM e não suportam a inicialização apenas de um CD-ROM.

Se os dados de recuperação não estiverem armazenados no disco rígido de um PC, um sistema operacional geralmente fornece as ferramentas para criar um disco de inicialização.