Prontuário do paciente baseado em computador (cpr)

Definição - O que significa Registro de Paciente Baseado em Computador (RCP)?

Um registro de paciente baseado em computador (RCP) é um sistema eletrônico integrado que contém informações do paciente. As informações registradas incluem não apenas o estado de saúde e cuidados individuais, mas também informações demográficas, médicas e financeiras, que muitas vezes são derivadas de serviços auxiliares como laboratórios, faturamento, etc.

Um sistema de RCP estabelece um link entre bancos de dados, redes, entrada médica, estações de trabalho clínicas e sistemas de comunicação eletrônica. Ao contrário de outros sistemas de informação de saúde, um sistema de RCP é exclusivamente focado no atendimento ao paciente.

Definirtec explica o registro do paciente baseado em computador (RCP)

Um dos desafios na implantação e adoção de um sistema de prontuário informatizado (RCP) é o fato de que deve atender a todos os requisitos clínicos, administrativos e legais necessários, pois substitui totalmente o prontuário do paciente.

Os objetivos de um sistema de RCP podem ser classificados resumidamente como:

  • Melhoria na qualidade do atendimento
  • Redução de despesas e custos organizacionais
  • Implementação de um fluxo de dados para faturamento eletrônico

Para atender às metas acima, um sistema de RCP deve garantir forte conectividade, mineração de dados e automação do fluxo de trabalho. Os benefícios de implementar um sistema de RCP podem ser categorizados resumidamente como clínico, administrativo, receita e fluxo de trabalho. Os benefícios clínicos da implementação de um sistema de RCP são a tomada de decisão clínica aprimorada, acesso aprimorado ao prontuário do paciente, gerenciamento de doenças e educação simplificada do paciente. A documentação também pode ser aprimorada, e há uma melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes à medida que a equipe médica passa a ter melhor tempo com os pacientes. Um sistema de RCP também traz benefícios significativos relacionados ao fluxo de trabalho. Além disso, permite uma redução nas despesas de transcrição e custos de mão de obra, bem como uma melhoria na comunicação e entrada de dados. Outra grande vantagem é o melhor gerenciamento de resultados laboratoriais, gerenciamento de medicamentos e encaminhamentos.

Os benefícios administrativos na implementação de um sistema de RCP incluem um monitoramento objetivo das práticas médicas, pesquisa aprimorada de resultados e gerenciamento de doenças. O uso de um sistema de RCP também ajuda na geração fácil de boletins e no processamento mais rápido de sinistros. Também ajuda a apresentar os dados de forma organizada aos administradores.

A implementação de um CPR também aprimora o gerenciamento de receitas porque o desempenho administrativo e o fluxo de trabalho aprimorados ajudam na redução de custos. Também ajuda a trazer programas eficazes de manutenção da saúde.

Embora existam vantagens significativas na implementação de um sistema de RCP, também existem desafios associados ao mesmo, que dificultam sua adoção generalizada. Os desafios incluem o retorno sobre o investimento, custo, política, déficits de padrões e liderança.