Marketing online

Definição - o que significa marketing online?

O marketing online é um conjunto de ferramentas e metodologias utilizadas para a promoção de produtos e serviços através da internet. O marketing online inclui uma gama mais ampla de elementos de marketing do que o marketing empresarial tradicional, devido aos canais e mecanismos de marketing extras disponíveis na Internet.

O marketing online pode oferecer benefícios como:

  • Potencial de crescimento

  • Despesas reduzidas

  • Comunicações elegantes

  • Melhor controle

  • Melhor atendimento ao cliente

  • Vantagem competitiva

O marketing online também é conhecido como marketing na internet, marketing na web ou marketing digital. Inclui vários ramos, como marketing de mídia social (SMM), otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), publicidade paga por clique (PPC) e marketing de mecanismo de pesquisa (SEM).

Definirtec explica marketing online

Programas eficazes de marketing online aproveitam os dados do consumidor e os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). O marketing online conecta organizações com clientes potenciais qualificados e leva o desenvolvimento de negócios a um nível muito mais alto do que o marketing tradicional.

Também ajuda a empresa a aumentar o reconhecimento da marca, estabelecendo sua presença online na Internet.

O marketing online combina as ferramentas técnicas e criativas da Internet, incluindo design, desenvolvimento, vendas e publicidade, enquanto se concentra nos seguintes modelos de negócios principais:

  • Comércio eletrônico.
  • Sites baseados em chumbo.
  • Marketing afiliado.
  • Pesquisa local.
  • Mídia social.

O marketing online tem várias vantagens, incluindo:

Baixos custos

Grandes públicos são alcançados por uma fração dos orçamentos de publicidade tradicionais, permitindo que as empresas criem anúncios atraentes para o consumidor. Muitas plataformas de publicidade também permitem anúncios escalonáveis ​​com diferentes níveis de alcance proporcionais ao orçamento de publicidade. Em vez de comprometer uma grande quantia em publicidade, as empresas menores podem gastar uma pequena quantia e ainda aumentar seu alcance.

Flexibilidade e comodidade

Os consumidores podem pesquisar e comprar produtos e serviços em seu lazer. Os blogs de negócios podem ser usados ​​para permitir que os consumidores e clientes potenciais conduzam suas próprias pesquisas sobre os produtos da empresa, bem como forneçam feedback e análises.

DADOS

Resultados estatísticos eficientes são facilitados sem custos extras. Muitas ferramentas de publicidade incluem suas próprias plataformas analíticas, onde todos os dados podem ser organizados e observados de maneira organizada. Isso facilita os esforços de inteligência de negócios e a tomada de decisões baseada em dados.

Múltiplas opções

As ferramentas de publicidade incluem publicidade paga por clique, marketing por e-mail, anúncios e banners intersticiais, publicidade em mídia social e integração de pesquisa local (como o Google Maps). As empresas de marketing digital geralmente oferecem seus serviços em vários canais de publicidade online, ajustando sua oferta às necessidades de cada cliente.

Segmentação demográfica

Os consumidores podem ser direcionados demograficamente com muito mais eficácia em um processo online do que offline. Juntamente com o potencial de análise aumentado explicado acima, as organizações podem melhorar seu direcionamento ao longo do tempo, ter uma compreensão mais clara de sua base de clientes e criar ofertas específicas que são mostradas apenas para determinados grupos demográficos.

A principal limitação do marketing online é a falta de tangibilidade, o que significa que os consumidores não podem experimentar ou experimentar os itens que desejam comprar. Políticas generosas de devolução são a principal forma de contornar essa apreensão do comprador.

O marketing online superou as vendas da publicidade tradicional nos últimos anos e continua a ser uma indústria de alto crescimento.