A roda giratória de um MacBook é um sintoma comum de um sistema que não está a responder adequadamente. A roda pode ser encontrada no ecrã de um MacBook e indica que o computador está a trabalhar em algo em segundo plano, mas que está a demorar mais tempo do que o esperado. Este artigo irá explorar as razões pelas quais um MacBook pode ficar pendurado no arranque e as medidas que podem ser tomadas para resolver o problema.
A roda giratória de um MacBook é causada por um problema com o sistema operativo ou outro software. Pode ser causada por uma aplicação ou driver incompatível, um problema com o disco rígido, ou um problema com as permissões dos ficheiros do sistema. Também pode ser causado por software malicioso ou um vírus.
O primeiro passo a dar ao resolver um problema com a roda giratória num MacBook é identificar se a roda giratória é causada por um problema com o sistema operativo ou outro software. Para o fazer, premir e manter premido o botão de alimentação no MacBook para o forçar a desligar-se e depois reiniciá-lo. Se a roda giratória aparecer ao arrancar, é provável que o problema seja causado por um problema com o sistema operativo ou outro software.
Uma vez identificado que o problema é causado por um problema com o sistema operativo ou outro software, há várias medidas que podem ser tomadas para resolver o problema e corrigi-lo. Estas incluem:
– Actualizar o sistema operativo
– Executar um utilitário de reparação de discos
– Executar um scan de vírus
– Desinstalar quaisquer aplicações recentemente instaladas
– Apagar quaisquer ficheiros antigos que já não sejam necessários
Se o problema da roda giratória persistir depois de tentar as dicas de resolução de problemas acima mencionadas, poderá ser necessário reiniciar o Mac. Isto pode ser feito indo às Preferências do Sistema, seleccionando o separador “Reset” e depois seleccionando “Reset All Settings”. Isto irá reiniciar o Mac para as suas definições de fábrica e deverá resolver quaisquer problemas com a roda giratória.
Se o problema da roda giratória persistir após a reposição do Mac, poderá ser necessário repor o Mac. Isto pode ser feito indo às Preferências do Sistema, seleccionando o separador “Backup”, e depois seleccionando “Restaurar do Backup”. Isto restaurará o Mac ao seu estado antes de ocorrer o problema da roda giratória.
Se o problema da roda giratória persistir após a restauração do Mac, poderá ser necessário reinstalar o MacOS. Isto pode ser feito indo às Preferências do Sistema, seleccionando o separador “Actualização de Software”, e depois seleccionando “Reinstalar macOS”. Isto irá reinstalar o sistema operativo MacOS e deverá resolver quaisquer problemas de roda giratória.
Se o problema da roda giratória persistir após a reinstalação do macOS, poderá ser necessário contactar o Suporte Apple para assistência. O Apoio da Apple pode fornecer mais conselhos e dicas de resolução de problemas para ajudar a resolver o problema.
A roda giratória de um MacBook é um sintoma comum de um sistema que não está a responder adequadamente. Este artigo explorou as razões pelas quais um MacBook pode pendurar no arranque e as medidas que podem ser tomadas para resolver o problema. É importante identificar se a roda giratória é causada por um problema com o sistema operativo ou outro software e, em seguida, tentar resolver passos tais como actualizar o sistema operativo, executar um utilitário de reparação de disco, e executar um scan de vírus. Se o problema persistir, poderá ser necessário reiniciar, restaurar, ou reinstalar o Mac. Se o problema persistir, poderá ser necessário contactar o Suporte Apple para assistência.
Pode haver algumas razões diferentes para o seu Mac estar preso num globo giratório. Uma possibilidade é que o seu computador esteja a tentar ligar-se a um servidor que esteja em baixo ou a demorar muito tempo a responder. Outra possibilidade é que existe um problema com a sua ligação à Internet. Se estiver a utilizar uma ligação dial-up, pode ser que a linha esteja ocupada ou que haja um problema com a ligação. Se estiver a utilizar uma ligação de banda larga, o problema pode ser com o seu router ou modem. Se não tiver a certeza da causa, pode tentar reiniciar o seu computador ou contactar o seu fornecedor de serviços de Internet para obter ajuda.
Existem algumas razões possíveis para que o seu Mac possa estar a congelar ao arrancar. Uma possibilidade é que haja um problema com o seu disco de arranque. Para verificar isto, pode tentar executar os Primeiros Socorros no seu disco de arranque. Outra possibilidade é que existem alguns itens problemáticos na inicialização que estão a causar o congelamento do seu Mac. Pode tentar desactivá-los, indo às suas Preferências do Sistema e seleccionando “Utilizadores e Grupos”. A partir daqui, pode seleccionar a sua conta e depois clicar no separador “Itens de Login”. Aqui, verá uma lista de todos os itens que se iniciam automaticamente quando inicia sessão. Pode tentar desactivar alguns destes itens e ver se isso ajuda. Finalmente, é também possível que haja um problema com o hardware do seu Mac. Se adicionou recentemente qualquer novo hardware ao seu Mac, pode tentar removê-lo para ver se isso ajuda. Se nenhuma destas soluções funcionar, poderá ter de levar o seu Mac a uma Apple Store ou a um fornecedor de serviços autorizado para um diagnóstico posterior.