Unidade de disquete (fdd)

Definição - O que significa unidade de disquete (FDD)?

Uma unidade de disquete (FDD), ou unidade de disquete, é um dispositivo de hardware que lê informações de armazenamento de dados. Foi inventado em 1967 por uma equipe da IBM e foi um dos primeiros tipos de armazenamento de hardware que podia ler / gravar um dispositivo portátil. Os FDDs são usados ​​para leitura e gravação em disquetes removíveis. Os disquetes agora estão desatualizados e foram substituídos por outros dispositivos de armazenamento, como USB e transferência de arquivos de rede.

Definirtec explica unidade de disquete (FDD)

Um disquete comumente vem em três tamanhos, 8 polegadas, 5.5 polegadas e 3.5 polegadas, tornando-se menor conforme a tecnologia avançava. A versão mais recente de 3.5 polegadas usava mais tecnologia de ponta e armazenava mais dados do que os modelos anteriores, enquanto a unidade de disquete original de 8 polegadas foi desenvolvida para carregar instruções de nível de hardware e / ou estruturas de dados chamadas microcódigo no IBM System / 370 mainframe. O disquete flexível de 8 polegadas era somente leitura, continha 80 kilobytes de memória e era conhecido como disco de memória. Unidades de disquete de oito polegadas não se conectavam à placa-mãe, mas giravam em uma plataforma giratória movida por uma roda livre.

Conforme o disquete avançou para designs menores de 5.5 e 3.5 polegadas, o FDD também mudou. Para acomodar um disquete menor, um FDD teve que fazer mudanças agressivas combinando o tamanho da abertura da unidade de disquete com o tamanho do disquete para compatibilidade. Por muitos anos, a maioria dos PCs e notebooks tinha uma unidade de disquete. Usar um disquete para trocar dados entre PCs era um método padrão para muitos técnicos de informática. O disquete era uma das maneiras mais comuns de armazenar quantidades adequadas de dados fora do disco rígido de um computador para uso pessoal porque era barato e fácil de transportar.

Com o avanço da tecnologia, os disquetes foram finalmente capazes de ler e gravar. Nesse ponto, os FDDs tinham quatro componentes básicos:

  1. Cabeças magnéticas de leitura / gravação (uma ou duas)
  2. Um dispositivo de fixação do fuso que mantinha o disco no lugar enquanto ele girava 300 a 360 rotações por minuto
  3. Uma moldura com alavancas que abriam e fechavam o dispositivo
  4. Uma placa de circuito que continha todos os componentes eletrônicos.

As cabeças de leitura / gravação podiam ler os dois lados de um disco e a mesma cabeça era usada para leitura e gravação. Uma cabeça separada e mais larga foi usada para apagar os dados para garantir que todos os dados fossem apagados sem ter que interferir com os dados já na trilha adjacente.

Um cabo de unidade de disquete pode abrigar duas unidades. Em um sistema de computador, a unidade no final do cabo era a unidade A. Quando outra unidade foi adicionada, ela foi conectada ao meio do cabo e foi chamada de unidade B.

As unidades de disquete são principalmente um dispositivo de hardware do passado. Novos dispositivos de hardware foram introduzidos, incluindo unidades ZIP, CDs e USB. Hoje, as unidades de disquete geralmente não são incluídas em um PC, notebook ou laptop.