Disquete de 3.5 polegadas

Definição - O que significa disquete de 3.5 polegadas?

O tamanho do disquete de 3.5 polegadas foi introduzido na década de 1980, principalmente com o Apple Macintosh original. O uso de discos de 3.5 polegadas logo se espalhou para outros sistemas, incluindo o Commodore Amiga, o Atari ST e o IBM PC e clones. Os primeiros discos suportavam tamanhos de até 360 KB e 720 KB, com discos posteriores suportando 1.44 MB, que se tornou o padrão mais comum. O termo “disco de 3.5 polegadas” é usado mesmo em países que normalmente usam o sistema métrico para medições.

Definirtec explica o disquete de 3.5 polegadas

Assim como os disquetes anteriores de 8 e 5.25 polegadas, os discos de 3.5 polegadas são divididos em trilhas e setores para localização de dados. O próprio disco, que pode ter dois lados, é envolto em um invólucro de plástico rígido com uma tampa deslizante para medalhas para protegê-lo de sujeira e impressões digitais. Um interruptor deslizante abre e fecha um orifício no canto da concha para proteger o disco contra gravação.

Discos de 3.5 polegadas eram padrão tanto para transferência de arquivos quanto para distribuição de software do final dos anos 80 até o final dos anos 90. Eles diminuíram devido ao uso de mídia ótica gravável, drives USB e armazenamento em nuvem. O iMac da Apple, lançado em 1998, anunciou o declínio do disquete de 3.5 polegadas ao não incluir uma unidade de disquete. Quase todos os computadores vendidos hoje não possuem unidades de disquete, embora estejam disponíveis como um item de reposição. Mesmo que os discos de 3.5 polegadas tenham deixado de ser usados, eles ainda são usados ​​para representar o ícone “salvar” em muitos programas.