Tomada de decisão baseada em dados (dddm)

Definição - O que significa Tomada de decisão baseada em dados (DDDM)?

A tomada de decisão baseada em dados (DDDM) envolve a tomada de decisões baseadas em dados concretos em vez de decisões intuitivas ou baseadas apenas na observação. Como a tecnologia de negócios avançou exponencialmente nos últimos anos, a tomada de decisão baseada em dados tornou-se uma parte muito mais fundamental de todos os tipos de indústrias, incluindo campos importantes como medicina, transporte e fabricação de equipamentos.

A tomada de decisão baseada em dados também é conhecida como gerenciamento de decisão baseada em dados ou tomada de decisão baseada em dados.

Definirtec explica a tomada de decisão baseada em dados (DDDM)

A ideia da tomada de decisão baseada em dados é que as decisões devem ser extrapoladas de conjuntos de dados-chave que mostram sua eficácia projetada e como podem funcionar. As empresas geralmente usam uma ampla gama de ferramentas corporativas para obter esses dados e apresentá-los de forma a apoiar as decisões. Isso contrasta fortemente com a forma como a tomada de decisões foi feita ao longo da história da empresa comercial, onde antes da presença de novas tecnologias complexas, os indivíduos freqüentemente tomavam decisões com base na observação ou em suposições informadas.

Hoje em dia, se alguém quiser saber como um determinado produto pode funcionar no mercado, o que um cliente pode pensar de um slogan ou onde implantar recursos de negócios, um software de suporte à decisão pode ajudar. Isso levou a uma demanda muito maior por soluções de tomada de decisão baseadas em dados. A TechTarget cita um estudo do MIT Center for Digital Business que mostra que as empresas que usam a tomada de decisões com base em dados tiveram uma produtividade 4% maior e 6% mais lucro em média.

Para atender a essa demanda crescente, as empresas lançaram produtos de análise de dados de autoatendimento - a ideia é que os produtos de autoatendimento levam a uma coleta e transferência de dados mais igualitária. Em outras palavras, sem ferramentas de autoatendimento, apenas um cientista de dados habilidoso pode processar os números e chegar com os dados de apoio às decisões, enquanto com ferramentas de apoio à decisão que são de autoatendimento, executivos e outros que estão mais distantes do departamento de TI podem fazer sua própria análise e apresentar suas próprias decisões com o respaldo dos dados em questão.