Rastreamento automático

Definição - O que significa Autotracing?

Autotracing é uma técnica para produzir uma imagem vetorial a partir de uma imagem bitmap. Imagens de bitmap, que são representadas por pontos, podem ter grãos, pontos de meio-tom ou outras limitações possíveis. Isso pode ser resolvido convertendo-os em imagens vetoriais. Autotracing concentra-se em copiar ou converter uma imagem imprimível em um objeto delineado.

Definirtec explica Autotracing

O rastreamento automático é feito com a ajuda de aplicativos de software. No autotracing, a imagem bitmap original é analisada para separar as diferentes áreas em formas. As formas, por sua vez, são definidas matematicamente, auxiliando na conversão da imagem em um gráfico vetorial. Diferentes pacotes de software estão disponíveis para suportar rastreamento automático, com a maioria lendo os arquivos em formatos de bitmap. No entanto, a técnica de conversão e a precisão da conversão diferem de software para software. Na maioria dos casos, o rastreamento automático é mais rápido do que as técnicas de vetorização manual.

No caso de imagens de bitmap simples, o rastreamento automático é altamente eficiente para convertê-las em gráficos vetoriais. O uso correto do rastreamento automático pode ajudar na redução do tamanho do arquivo e também na criação de efeitos artísticos interessantes. Arquivos rastreados automaticamente são muito úteis em aplicativos da Web, pois o tamanho menor pode ajudar a reduzir o tempo de download. Outra aplicação do autotracing é para a manipulação de imagens produzidas em scanners ópticos. Imagens de bitmap de scanners, que são difíceis de manipular usando outras ferramentas, podem ser convertidas para a forma vetorial usando o rastreamento automático. Efeitos artísticos atraentes podem ser adicionados para fotos e imagens coloridas e em tons de cinza.

O rastreamento automático pode não ser adequado para imagens complexas, pois haveria muitas formas constituintes e mudanças de cores envolvidas. Na verdade, o arquivo vetorial pode ser muito maior do que o arquivo original e pode não ser capaz de preservar a aparência da imagem original.