Renderização de gráficos vetoriais

Definição - o que significa renderização de gráficos vetoriais?

A renderização de gráficos vetoriais é o processo de geração de modelos a partir de primitivas geométricas, como linhas, pontos, curvas e formas para representar imagens em computação gráfica.

A vantagem dos gráficos vetoriais é que, como fórmula matemática, eles são escalonáveis ​​e não perdem a resolução quando são escalados. Quando objetos dimensionados, como imagens em bitmap, são redimensionados, eles perdem resolução. Imagens e objetos vetoriais podem ser torcidos, esticados e coloridos usando operadores matemáticos no software e renderizados ao usuário por meio de uma interface gráfica de usuário (GUI). As transformações também podem incluir operações definidas em formas fechadas. Os formatos vetoriais são ideais para desenhos independentes de dispositivos.

Definirtec explica a renderização de gráficos vetoriais

Um ponto é definido no espaço (bidimensional ou tridimensional) por uma combinação do ângulo do ponto a partir do plano zero, a dimensão z (em gráficos 3D) e a distância do ponto da origem. Isso torna a definição de formas usando geometria vetorial uma fórmula matemática em vez de uma matriz de dados fixa que define imagens em bitmap.

O tamanho do arquivo depende da resolução, embora o tamanho do arquivo vetorial que renderiza o mapa de bits permaneça o mesmo. É preferível salvar uma imagem renderizada de um arquivo de origem vetorial. Sistemas diferentes podem ter formatos vetoriais diferentes, como ".eps" ou o formato ".ai" usado pelo Adobe Illustrator. O tamanho de um arquivo de gráfico vetorial depende do número de elementos gráficos que ele contém. Superfícies vetorizadas são características comuns da computação gráfica 3D. Os aplicativos com simplicidade e taxas de quadros interativas usam malhas e polígonos simples para representar detalhes geométricos. Altas qualidades de imagem são fornecidas usando superfícies lisas, como superfícies de subdivisão, manchas de Bezier, etc. Os polígonos também renderizam superfícies lisas por meio de algoritmos de sombreamento. Com imagens vetoriais usadas em animação por computador, as fórmulas podem ser usadas para fornecer as transformações necessárias em sequências animadas. Por outro lado, os bitmaps animados requerem uma grande quantidade de armazenamento de dados e largura de banda para exibir novamente cada quadro. Com a animação vetorial, as transformações são tratadas por cálculos de CPU em oposição ao método de recuperação de dados de bitmap.