Provedor de serviços gerenciados (msp)

Definição - o que significa o provedor de serviços gerenciados (MSP)?

Um provedor de serviços gerenciados (MSP) é um tipo de empresa de serviços de TI que fornece servidor, rede e aplicativos especializados para usuários finais e organizações. Esses aplicativos são hospedados e gerenciados pelo provedor de serviços.

Os provedores de serviços gerenciados tendem a ser provedores de hospedagem na Web ou de serviços de aplicativos que permitem aos usuários terceirizar seus procedimentos de rede e recursos de aplicativos sob um contrato de entrega. Na maioria dos casos, os MSPs possuem toda a infraestrutura física de back-end e fornecem recursos para usuários finais remotamente pela Internet em um autoatendimento sob demanda.

Definirtec explica o provedor de serviços gerenciados (MSP)

Os provedores de serviços gerenciados monitoram, supervisionam e protegem os procedimentos de aplicação ou rede terceirizada em nome das organizações que estão usando esses serviços. Os MSPs têm infraestrutura especializada, recursos humanos e certificações do setor, e fornecem monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana e fornecimento de serviços adicionais para sua clientela. Os MSPs que fornecem servidores e serviços de rede têm enormes instalações de data center, que podem hospedar vários aplicativos da Web diferentes, empresas privadas ou aplicativos de software verticais e, simultaneamente, interconectar redes por meio de rede virtual privada para muitas organizações e indivíduos diferentes.

Os MSPs contam com um sistema de gerenciamento de fornecedores (VMS), que é um programa de software que fornece eficiência e transparência relacionadas a todas as facetas da força de trabalho dependente e contratada.

Os MSPs gerenciam serviços básicos de comunicação, como frame relays e redes de longa distância (WAN) de linha alugada, enquanto integram e gerenciam uma variedade de serviços empresariais, incluindo:

  • Acesso e transporte padrão
  • Instalações gerenciadas
  • Hospedagem na web
  • Rede de vídeo
  • Mensagens unificadas
  • Administração de rede totalmente terceirizada, incluindo recursos como mensagens, call center, telefonia IP, firewalls gerenciados, redes virtuais privadas (VPN) e monitoramento ou relatórios de servidor de rede
  • Gestão de pessoal, de acordo com as especificações do cliente