Provedor de serviços de internet sem fio (wisp)

Definição - O que significa provedor de serviços de Internet sem fio (WISP)?

Um provedor de serviços de Internet sem fio (WISP) é um provedor de serviços de Internet que permite que os usuários se conectem a um servidor por meio de uma conexão sem fio, como Wi-Fi. WISPs fornecem serviços adicionais, como rede virtual privada VoIP e conteúdo baseado em localização.

Nos Estados Unidos, a rede sem fio é escolhida principalmente por ISPs municipais isolados e grandes iniciativas estaduais. WISPs são mais populares em áreas rurais, onde os usuários podem não conseguir usar o cabo e as linhas de assinante digital (DSL) para acesso à Internet.

Definirtec explica o provedor de serviços de Internet sem fio (WISP)

Os provedores de serviços de Internet sem fio fazem malha de rede ou outros dispositivos construídos para operar em bandas abertas entre 900 MHz e 5.8 GHz. Os dispositivos também podem incluir frequências licenciadas em bandas de ultra-alta frequência (UHF), incluindo bandas de serviço de distribuição multiponto multicanal (MMDS).

O mecanismo de operação de um WISP envolve puxar uma conexão ponto a ponto cara e grande para o centro da área que precisa ser reparada. O processo envolve a varredura da área para um edifício elevado no qual o equipamento sem fio pode ser montado. O WISP também pode se conectar a um ponto a presença (PoP) e, em seguida, fazer backhaul às torres necessárias, eliminando assim a necessidade de fornecer uma conexão ponto a ponto à torre.

Para os consumidores que desejam acessar uma conexão WISP, um pequeno prato ou antena é colocado no telhado da casa do consumidor e apontado de volta para o site de antena mais próximo do WISP. Em uma área densamente povoada operando na frequência de banda de 2.4 GHz, os pontos de acesso montados em postes de luz e edifícios de consumo podem ser bastante comuns.

Muitas vezes é difícil para um único provedor de serviços investir na construção de uma infraestrutura para oferecer acesso global a seus usuários. Para encorajar o roaming entre os provedores de serviço, uma aliança Wi-Fi foi estabelecida, que aprova um conjunto de recomendações conhecido como WISPr para habilitar roaming entre redes e interoperadores para usuários Wi-Fi.