Par trançado apenas (tpo)

Definição - O que significa apenas par trançado (TPO)?

Apenas par trançado (TPO) é a conexão de rede estabelecida usando um cabo de par trançado com uma placa Ethernet Personal Computer Memory Card International Association (PCMCIA).

Ethernet sobre par trançado usa cabos de par trançado para a camada física da rede Ethernet. Outros padrões de cabo Ethernet usam fibra óptica ou cabo coaxial. Versões desenvolvidas durante a década de 1980 apresentavam StarLAN seguido por 10BASE-T. Durante a década de 1990, tecnologias econômicas e de alta velocidade começaram a surgir.

Atualmente, os mais usados ​​são 1000BASE-T (Gigabit Ethernet; 1 Gbit / s) e 100BASE-TX (Fast Ethernet; 100 Mbit / s). Todos esses padrões usam conectores 8P8C.

Definirtec explica apenas par trançado (TPO)

A associação de padrões do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) autorizou várias versões da Ethernet sobre a tecnologia de par trançado.

As versões iniciais eram StarLAN e LattisNet. StarLAN foi padronizado em 1986, a um megabit por segundo (1mbps), enquanto LattisNet foi desenvolvido em janeiro de 1987, a 10 megabits por segundo (10mbps). Ambos os padrões foram desenvolvidos antes do padrão 10 BASE-T publicado em 1990 como IEEE 802.3i.

Os padrões iniciais não eram compatíveis com o padrão 10BASE-T. Implementar cabeamento de par trançado para Ethernet (em uma topologia em estrela) abordou várias falhas dos padrões anteriores: Cabos de par trançado poderiam ser empregados de forma mais geral e já eram usados ​​em vários escritórios, minimizando despesas gerais.

A topologia em estrela centralizada apresentava uma técnica de cabeamento mais comum quando comparada com o barramento dos padrões anteriores e era muito mais simples de gerenciar. Empregar links ponto a ponto em vez de um barramento compartilhado refinou significativamente a solução de problemas e era menos vulnerável a falhas.

Substituir hubs repetidores baratos por hubs de comutação mais sofisticados apresentou um caminho de atualização sensato. A combinação de várias velocidades em uma única rede se tornou realidade com a introdução da Fast Ethernet.