Gigabit ethernet (gbe)

Definição - O que significa Gigabit Ethernet (GbE)?

Gigabit Ethernet é uma versão da tecnologia Ethernet amplamente usada em redes locais (LANs) para a transmissão de quadros Ethernet a 1 Gbps. É usado como backbone em muitas redes, principalmente nas de grandes organizações. Gigabit Ethernet é uma extensão dos padrões Ethernet 10 de 100 Mbps e 802.3 Mbps anteriores. Ele suporta largura de banda de 1,000 Mbps enquanto mantém compatibilidade total com a base instalada de cerca de 100 milhões de nós Ethernet.

Gigabit Ethernet geralmente emprega conexão de fibra óptica para transmitir informações em uma velocidade muito alta em longas distâncias. Para distâncias curtas, são usados ​​cabos de cobre e conexões de par trançado.

Gigabit Ethernet é abreviado como GbE ou 1 GigE.

Definirtec explica Gigabit Ethernet (GbE)

Gigabit Ethernet foi desenvolvido pelo Dr. Robert Metcalf e apresentado pela Intel, Digital e Xerox no início dos anos 1970. Ele rapidamente se tornou um sistema de tecnologia LAN maior para compartilhamento de informações e dados em todo o mundo. Em 1998, o primeiro padrão Gigabit Ethernet, denominado 802.3z, foi certificado pelo Comitê IEEE 802.3.

Gigabit Ethernet é compatível com cinco padrões de camada física. O padrão IEEE 802.3z incorpora 1000 BASE-SX para transmissão de dados via fibra óptica multimodo. Além disso, o IEEE 802.3z inclui 1000 BASE-LX sobre fibra monomodo e 1000 BASE-CX via cabeamento de cobre para transmissão. Esses padrões usam codificação 8b / 10b, mas o IEEE 802.3ab, conhecido como tipo de interface 1000BASE-T, usa uma sequência de codificação diferente para transmissão por cabo de par trançado.

Gigabit Ethernet oferece os seguintes benefícios sobre Ethernet regular de 10 a 100 Mbps:

  • A taxa de transmissão é 100 vezes maior
  • Reduz os problemas de gargalo e aumenta a capacidade de largura de banda, resultando em desempenho superior
  • Oferece capacidade full-duplex que pode fornecer largura de banda praticamente dobrada
  • Oferece largura de banda cumulativa para velocidade mais rápida, empregando adaptadores de servidor gigabit e switches
  • Qualidade de serviço (QoS) apresenta problemas de latência reduzida e oferece melhores serviços de vídeo e áudio
  • Altamente acessível para possuir
  • Compatível com nós Ethernet instalados existentes
  • Transfere uma grande quantidade de dados rapidamente