Crossover de interface dependente do meio (mdix)

Definição - O que significa o Crossover de interface dependente do meio (MDIX)?

Um crossover de interface dependente do meio (MDIX) é uma versão da interface dependente do meio (MDI) que permite uma conexão entre os dispositivos correspondentes. Uma porta MDI ou porta uplink é uma porta em um switch, roteador ou hub de rede que se conecta a outro switch ou hub usando um cabo direto em vez de um cabo cruzado Ethernet. Geralmente, há uma ou duas portas em um switch ou hub com um switch de uplink, que pode ser usado para alterar entre uma interface MDI e MDIX.

Um MDIX é um conector de porta modular fêmea de 8 posições de 8 contatos (8P8C ou RJ45) em um roteador, switch, hub ou computador. Ele usa um cabo direto que é um cabo de rede que conecta os pinos 1 e 2 (transmissão) em um dispositivo MDI aos pinos 1 e 2 (recepção) em um dispositivo MDIX. O “X” ou crossover se refere aos fios de transmissão (MDI), que devem ser conectados aos fios de recepção (MDIX) para sinais de “crossover”.

Este termo também é conhecido como cruzamento MDI (X).

Definirtec explica o cruzamento de interface dependente do meio (MDIX)

Geralmente, os switches e hubs usam uma interface MDIX. Os roteadores usam uma interface MDI em uma estação de trabalho ou ambiente de PC. A tecnologia mais recente para hubs, switches e roteadores detectam automaticamente o tipo de conexão de cabo apropriado pelo uso de crossover de interface dependente do meio automático (Auto-MDIX) ou Auto Uplink. Com o cabo direto Auto-MDIX e Ethernet, o cabo cruzado pode ser usado. Switches e hubs que não possuem Auto-MDIX normalmente terão uma porta que não cruzará a linha ou crossover.

MDIX é uma versão da interface dependente do meio (MDI), que é um módulo da unidade de conexão de mídia (MAU). A MAU é um transceptor que converte sinais em um cabo Ethernet para o qual transmite e recebe sinais de interface de unidade de conexão (AUI). O padrão para o MDIX é o padrão MDI. Ele usa cabeamento de par trançado direto, permitindo que sinais crossover (X) sejam transmitidos e recebidos sem a necessidade de um cabo crossover. Switches e hubs mais antigos usam a interface MDIX. Os roteadores usam uma interface MDI. Dispositivos mais novos detectam automaticamente o tipo de conexão de cabo adequado usando crossover de interface dependente do meio automático (Auto-MDIX) ou Uplink automático. Todos os dispositivos de 1 Gb ou 10 Gb e alguns dispositivos 10/100 (10Base-T, 10Base-TX) têm Auto-MDIX. Um dispositivo que possui Auto-MDIX pode usar um cabo Ethernet crossover ou um cabo direto. Um hub ou switch que não possui um recurso Auto-MDIX precisa ter uma porta, que não fará crossover ou cruzar a linha. No entanto, uma Ethernet gigabit normalmente tem 2 portas Auto-MDIX conectadas juntas.

Auto-MDIX usa detecção automática de linha nas portas, chamada detecção automática. Esse recurso elimina a necessidade de um cabo crossover especial, portas MDI e MDIX separadas e switches que exigem seleção para dispositivos específicos. O Auto-MDIX configura a conexão do cabo automaticamente, permitindo o uso de cabos crossover e direto. Quando a interface Auto-MDIX é conectada, ela corrige qualquer cabeamento incorreto. Para garantir que a velocidade esteja correta, a configuração duplex deve ser definida como "automática".