Gerenciamento de risco do fornecedor (vrm)

Definição - O que significa Vendor Risk Management (VRM)?

Vendor risk management (VRM) é um processo que trata da gestão e planejamento de produtos e serviços de terceiros. Isso garante que o uso de produtos de terceiros, fornecedores de TI e prestadores de serviços não resulte em uma potencial interrupção dos negócios ou em qualquer impacto negativo no desempenho dos negócios. Este processo tem como objetivo auxiliar as organizações no gerenciamento e monitoramento da exposição ao risco resultante de fornecedores terceirizados de produtos e serviços de TI.

Definirtec explica Vendor Risk Management (VRM)

A gestão de risco do fornecedor (VRM) envolve um plano abrangente para a identificação e mitigação de potenciais incertezas de negócios, bem como responsabilidades legais em relação à contratação de fornecedores terceirizados de produtos e serviços de TI.

VRM se tornou ainda mais importante devido à prevalência da terceirização. Como algumas organizações confiam alguns de seus fluxos de trabalho a terceiros, elas perdem o controle desses fluxos de trabalho e precisam confiar que terceiros realizarão bem seu trabalho. Mas eventos perturbadores, como desastres naturais, ciberataques e violações de dados, muitas vezes estão fora do controle das organizações e estão se tornando mais frequentes. Mesmo com os benefícios da terceirização, como maior eficiência e a capacidade de se concentrar nos objetivos de negócios principais, se os fornecedores não tiverem fortes proteções e controles / restrições, as organizações podem estar expostas a riscos operacionais, regulatórios, fiscais ou mesmo de reputação. O VRM é a ferramenta necessária para a identificação e mitigação desses riscos.

Uma boa estratégia de VRM pode incluir o seguinte:

  • Em primeiro lugar, deve haver um contrato que descreva as relações comerciais entre a organização e o terceiro.
  • Deve haver diretrizes claras relativas ao acesso e controle de informações confidenciais de acordo com o contrato do fornecedor.
  • Deve haver monitoramento consistente do desempenho do fornecedor para garantir que cada linha do contrato seja executada corretamente.
  • A organização deve garantir que os fornecedores atendam a todas as normas de conformidade do setor e criar um método para monitorar constantemente essa conformidade.