Estatísticas bayesianas

Definição - o que significa estatística bayesiana?

A estatística bayesiana é um tipo de estatística de probabilidade dinâmica comumente usada no mundo atual de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Essas tecnologias buscam ir além da programação linear pura para uma abordagem mais probabilística. A estatística bayesiana complementa essa ideia, porque uma abordagem estatística bayesiana é mais sofisticada e baseada em uma base probabilística diferente da estatística “frequentista”, que tem sido o tipo mais comum de análise estatística feita até hoje.

Definirtec explica estatísticas bayesianas

As estatísticas freqüentistas simplesmente consideram a probabilidade de um determinado evento com base em conjuntos de testes conhecidos de um número específico. Em contraste, a estatística bayesiana pega a probabilidade e permite que ela expresse um “grau de crença” em um resultado, e estabelece o raciocínio com base em hipóteses. A estatística bayesiana foi introduzida pela primeira vez na década de 1770 por Thomas Bayes, que criou o teorema de Bayes que põe essas idéias para funcionar.

Outra maneira de pensar sobre a estatística bayesiana é que ela utiliza “probabilidades condicionais” - ela leva vários fatores em consideração. Pense no lançamento da moeda, em que é possível executar um grande número de testes para determinar se o modelo estatístico frequentista estará perto de 50% todas as vezes. No entanto, as estatísticas bayesianas podem pegar fatores condicionais e aplicá-los à estatística frequentista original. O que aconteceria se alguém considerasse se estava chovendo ou não ao identificar o resultado do lançamento da moeda? Isso pode afetar os resultados em termos de resultados estatísticos?

Como regra, fatores ambientais como esse não mudariam o resultado do lançamento da moeda - mas no mundo dos negócios, onde tantos fatores condicionais afetam uns aos outros, as estatísticas bayesianas podem ser uma parte poderosa para obter insights a partir dos dados. Essa é a razão pela qual as estatísticas Bayesianas são tão comumente usadas em tecnologias empresariais.