Moeda digital

Definição - o que significa moeda digital?

Moeda digital é um meio de pagamento que existe apenas em formato eletrônico e não é tangível. A moeda digital pode ser transferida entre entidades ou usuários com a ajuda de tecnologias como computadores, smartphones e internet. Embora seja semelhante às moedas físicas, o dinheiro digital permite a transferência de propriedade sem fronteiras, bem como as transações instantâneas. As moedas digitais podem ser usadas para comprar bens e serviços, mas também podem ser restritas a certas comunidades online, como jogos ou redes sociais.

A moeda digital também é conhecida como dinheiro digital e cybercash.

Definirtec explica moeda digital

A moeda digital atualmente tem apenas uma base de usuários limitada e a estrutura regulatória, bem como os tratamentos fiscais das moedas digitais, ainda estão em evolução. A infraestrutura necessária para suportar a moeda digital ainda está sendo determinada e desenvolvida. Criptomoedas e moedas virtuais são categorias de moedas digitais. Como os pagamentos são feitos diretamente entre pagadores e beneficiários, as moedas digitais podem eliminar intermediários, processar etapas e custos relacionados à infraestrutura, ao contrário dos métodos de pagamento tradicionais que não podem contornar bancos ou câmaras de compensação. Também pode ajudar a fazer com que os fundos fluam de forma mais simples e transparente.

Existem muitos benefícios associados às moedas digitais, como a capacidade de fazer pagamentos pontualmente com facilidade e reduzir os custos de transação. Outra maneira pela qual as moedas digitais podem ajudar a organização é eliminando / reduzindo os riscos de exposição, usando-as como moeda de transporte.

Atualmente, as moedas digitais não são aceitas pelos bancos e, como resultado, os indivíduos ou organizações não podem receber juros sobre elas. Também existem riscos associados às moedas digitais, como segurança, volatilidade da moeda e identificação do beneficiário do pagamento. Algumas áreas de incerteza, como conformidade com regulamentos e identificação do cliente, juntamente com o risco, limitam a aceitação de moedas digitais no setor de pagamento.