Regressão múltipla

Definição - o que significa regressão múltipla?

A regressão múltipla é uma ferramenta estatística usada para derivar o valor de um critério de várias outras variáveis ​​independentes ou preditoras. É a combinação simultânea de múltiplos fatores para avaliar como e em que medida eles afetam um determinado resultado.

Essa técnica falha quando a natureza dos próprios fatores é de natureza incomensurável ou de puro acaso.

Definirtec explica regressão múltipla

As instâncias de regressão múltipla são abundantes na vida real. Por exemplo, um planejador zonal deseja saber como o valor das casas é afetado por fatores como a renda familiar média na área, a metragem quadrada da casa, a área do terreno da casa e o ano em que foi construída. Depois de plotar tudo isso em um sistema que pode realizar regressão múltipla, ele descobre que os fatores que mais afetam o preço de venda de uma casa são a metragem quadrada e a renda média na área. A regressão múltipla pode até ir mais longe e mostrar a ele que as casas de preço alto são afetadas pelos mesmos dois fatores em muito maior extensão do que as casas de preço médio e baixo.

Outro exemplo é uma empresa de recrutamento que tenta determinar uma remuneração adequada. Ele descobre que as variáveis ​​de previsão para o salário são o salário atual, o número de pessoas que um funcionário supervisionou e a quantidade de responsabilidade atribuída a esse funcionário. A empresa pode usar regressão múltipla para descobrir que o salário atual de um funcionário em potencial é o fator determinante mais importante do salário que essa pessoa estará disposta a aceitar em um novo emprego.

A regressão múltipla, entretanto, não é confiável em casos em que há uma grande chance de resultados serem afetados por fatores não mensuráveis ​​ou por puro acaso. Por exemplo, não podemos usar a regressão com precisão para calcular até que ponto vários fatores (estado da economia, inflação, renda média disponível, previsões de ganhos das empresas, etc.) influenciarão o índice do mercado de ações em exatamente 20 anos. Existem simplesmente muitas incógnitas na mecânica desses fatores externos.