Especificação aberta de produtividade e conectividade (especificação opc)

Definição - O que significa a Especificação Aberta de Produtividade e Conectividade (Especificação OPC)?

A especificação Open Productivity and Connectivity (OPC) é um conjunto de padrões desenvolvidos por vários fornecedores líderes da indústria de automação em 1996 para vincular hardware de controle de processo e aplicativos de software Windows. A OPC Foundation supervisiona o desenvolvimento dos padrões de especificação OPC.

A especificação OPC agora é conhecida como Especificação de acesso a dados, OPC Data Access (OPC DA) ou OPC Data Access Specification (OPC DA).

Definirtec explica a Especificação Aberta de Produtividade e Conectividade (Especificação OPC)

A especificação OPC define um conjunto padrão de objetos, interfaces e métodos para automação de aplicativos. OPC Data Access - a implementação da Especificação OPC mais comum - é usado por fábricas para os seguintes fins:

  • Leia e grave dados em tempo real de vários fornecedores
  • Permitir interoperabilidade de processos automatizados e aplicativos de manufatura
  • Definir métodos uniformes de acesso aos dados de campo do dispositivo de manufatura

O design da Especificação OPC é baseado em várias tecnologias, como Object Linking and Embedding (OLE), Component Object Model (COM) e Distributed Component Object Model (DCOM) desenvolvido pela Microsoft para sistemas operacionais (SO) da Microsoft. Inicialmente, as tecnologias COM / DCOM forneceram uma estrutura para aplicativos de software OPC.

A especificação OPC não restringe o acesso do servidor a dispositivos de controle e automação de processos. Como a associação à OPC Foundation não é um requisito do integrador de sistema, os OPC Servers estão em desenvolvimento contínuo por membros e não membros da OPC Foundation.