Especificação funcional (fs)

Definição - O que significa Especificação Funcional (FS)?

Uma especificação funcional (FS) é um documento formal que detalha todos os recursos e especificações de um determinado produto de software. Durante a fase de requisitos do processo de desenvolvimento de software, uma especificação funcional é um dos principais documentos criados por um gerente ou desenvolvedor líder. Conseqüentemente, a especificação funcional deve conter detalhes suficientes para que os desenvolvedores comecem o design do projeto e, posteriormente, comecem a codificação.

Uma especificação funcional também é conhecida como especificação de design funcional.

Definirtec explica a Especificação Funcional (FS)

O método de preparação das especificações antes do produto é conhecido como “escrever o manual primeiro” e serve como um esboço do programa concluído. A especificação funcional lista descrições de tarefas do usuário, comparações de produtos, quaisquer interfaces externas e todos os hardwares, softwares, versões de estruturas e sistemas operacionais compatíveis.

O escopo da especificação funcional deve ser limitado ao seguinte:

  • Deve definir corretamente todas as funções desempenhadas pelo software e todas as restrições na execução dessas funções. Uma restrição de software pode existir devido à natureza da tarefa a ser resolvida ou devido a uma característica especial do projeto.
  • Não deve descrever quaisquer detalhes de design ou implementação que não sejam aparentes para o usuário do software. O design interno ou detalhes de implementação devem ser descritos na fase de design do projeto.

Existem vários outros planos e documentos que fazem referência à especificação funcional. Alguns dos principais documentos que são guiados pelas especificações funcionais são:

  • Documentos de design desenvolvidos pela equipe de desenvolvimento
  • Plano de teste / casos de teste, para uso pela equipe Qualiy Assurance
  • Documentação do usuário final

A especificação funcional normalmente precisará evoluir conforme o desenvolvimento do produto de software avança. Pode ser impossível especificar alguns detalhes no momento em que o projeto é iniciado. Por exemplo, pode ser impossível definir todos os formatos de tela para um programa interativo durante a fase de requisitos.