Armazém de dados (dw)

Definição - O que significa Data Warehouse (DW)?

Um data warehouse (DW) é uma coleção de informações corporativas e dados derivados de sistemas operacionais e fontes de dados externas. Um data warehouse é projetado para apoiar as decisões de negócios, permitindo a consolidação de dados, análise e relatórios em diferentes níveis agregados. Os dados são preenchidos no DW por meio dos processos de extração, transformação e carregamento.

Definirtec explica Data Warehouse (DW)

A arquitetura do data warehouse nasceu na década de 1980 como um modelo arquitetônico projetado para suportar o fluxo de dados dos sistemas operacionais para os sistemas de suporte à decisão. Esses sistemas requerem a análise de grandes quantidades de dados heterogêneos acumulados pelas empresas ao longo do tempo.

Em um data warehouse, os dados de muitas fontes heterogêneas são extraídos em uma única área, transformados de acordo com as necessidades do sistema de suporte à decisão e armazenados no warehouse. Por exemplo, uma empresa armazena informações relativas a seus funcionários, seus salários, produtos desenvolvidos, informações de clientes, vendas e faturas. O CEO pode querer fazer uma pergunta relacionada às medidas de redução de custos mais recentes; as respostas envolverão a análise de todos esses dados. Este é um serviço principal do data warehouse, ou seja, permite que executivos tomem decisões de negócios com base em todos esses itens de dados brutos díspares.

Assim, um data warehouse contribui para futuras tomadas de decisão. Como no exemplo acima, um administrador de empresa pode consultar os dados do warehouse para descobrir a demanda de mercado de um produto específico, dados de vendas por região geográfica ou responder a outras consultas. Isso fornece uma visão sobre as etapas necessárias para comercializar com mais eficácia um determinado produto. Ao contrário de um armazenamento de dados operacional, um armazém de dados contém dados históricos agregados, que podem ser analisados ​​para chegar a decisões de negócios críticas. Apesar dos custos e esforços associados, a maioria das grandes corporações hoje usa data warehouses.