Capital próprio, ou capital próprio, é o activo total de uma empresa menos o seu passivo total. É a quantidade de dinheiro que seria devolvida aos accionistas se todos os activos fossem liquidados e todas as dívidas da empresa fossem pagas. É também conhecido como valor accionista ou património líquido.
Dividendos são pagamentos feitos aos accionistas a partir dos lucros de uma empresa. Os dividendos podem ser emitidos em dinheiro ou sob a forma de acções adicionais das acções da empresa. Os dividendos são normalmente pagos trimestral ou semi-anualmente.
Quando uma empresa paga dividendos, os accionistas recebem dinheiro que é proporcional ao número de acções que possuem. Isto reduz o capital próprio da empresa, uma vez que o montante em dinheiro que é retirado da empresa para pagar o dividendo é subtraído do activo total da empresa.
O principal benefício do pagamento de dividendos é que eles dão aos accionistas uma parte dos lucros da empresa. Esta pode ser uma boa forma de os investidores receberem um retorno sobre o seu investimento. Os pagamentos de dividendos podem também servir como um sinal aos investidores de que a empresa é rentável e estável.
A principal desvantagem dos pagamentos de dividendos é que reduzem o capital próprio da empresa, uma vez que o dinheiro retirado da empresa para pagar os dividendos é subtraído do activo total da empresa. Isto pode reduzir o valor das acções da empresa e torná-las menos atractivas para os investidores.
Os dividendos podem ser pagos de várias formas diferentes. Podem ser pagos em dinheiro, como dividendo de acções, ou como dividendo de propriedade. Os dividendos em dinheiro são a forma mais comum de pagamento de dividendos.
Os pagamentos de dividendos são tipicamente tributados à taxa de imposto individual do accionista. O montante que o accionista deverá em impostos dependerá do tipo de pagamento de dividendos que receber e da taxa de imposto que se aplica aos seus rendimentos.
As empresas podem escolher diferentes estratégias para o pagamento de dividendos. Algumas empresas podem optar por pagar dividendos elevados e outras podem optar por reinvestir os lucros de volta na empresa. As empresas podem também optar por pagar diferentes montantes de dividendos em momentos diferentes.