Aliança de segurança de voz sobre IP (voipsa)

Definição - O que significa Voice Over IP Security Alliance (VOIPSA)?

VoIP Over IP Security Alliance (VOIPSA) é uma coalizão de indivíduos e organizações dos setores de segurança e comunicações VoIP que trabalham para aumentar a conscientização e enfrentar as ameaças de segurança atuais à tecnologia VoIP.

A Voice Over IP Security Alliance foi fundada em 2005 como uma organização aberta, sem fins lucrativos e neutra em relação ao fornecedor, cuja missão é promover o estado atual da pesquisa de segurança VoIP, educação e conscientização sobre segurança VoIP e metodologias e ferramentas de teste VoIP gratuitas.

Definirtec explica Voice Over IP Security Alliance (VOIPSA)

VOIPSA é uma organização formada por um grupo diversificado de empresas de segurança, pesquisadores e fornecedores de software com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as ameaças VoIP. VOIPSA se destina a ajudar as empresas com vários white papers, pesquisas e listas de discussão. A organização foi formada para evitar que ameaças VoIP prejudiquem o crescimento da tecnologia VoIP. Também está ativamente envolvido na criação de ferramentas, planos, procedimentos e melhores práticas.

A maioria das ameaças à segurança do VoIP surge como resultado do roteamento do tráfego de voz em redes IP. O VoIP é vulnerável a ataques de negação de serviço (DoS) que reconhecem o protocolo porque herda todas as vulnerabilidades DoS presentes na rede. Além dessas vulnerabilidades, existem outros riscos de segurança específicos para a telefonia IP.

A VOIPSA categorizou, catalogou e interpretou esses riscos de segurança em uma taxonomia detalhada. VOIPSA administra três grupos de trabalho diferentes:

  1. Grupo de taxonomia de ameaças: tem como objetivo identificar e definir os riscos potenciais à segurança VoIP, criar consciência e educar o público em geral, membros e empresas sobre as ameaças à segurança VoIP.
  2. O Grupo de Requisitos de Segurança: tem como objetivo desenvolver o software e hardware necessários para permitir a comunicação unificada segura.
  3. The Best Practices Group: Tem como objetivo desenvolver novas práticas e políticas de segurança para proteger a indústria das ameaças identificadas na taxonomia.