Protocolo de datagrama de usuário leve (udp lite)

Definição - O que significa o protocolo UDP Lite (Lightweight User Datagram Protocol)?

O protocolo Lightweight User Datagram Protocol (UDP-Lite) é um protocolo sem conexão semelhante ao User Datagram Protocol (UDP).

No entanto, ele também pode servir a aplicativos em ambientes de rede sujeitos a erros, onde cargas úteis parcialmente danificadas são preferíveis para serem entregues em vez de descartadas pela estação que as recebe.
Isso economiza largura de banda e tempo, pois os dados não precisam ser enviados novamente e as decisões sobre a integridade dos dados são deixadas para o aplicativo receptor ou codec.

Além desse recurso, é funcional e semanticamente semelhante ao UDP regular.

Definirtec explica Lightweight User Datagram Protocol (UDP Lite)

O UDP-Lite é, como o nome sugere, baseado no UDP.

No entanto, há uma diferença fundamental: ao contrário do UDP, que protege nenhum ou todo o pacote com uma soma de verificação, o UDP-Lite permite a implementação de somas de verificação parciais que cobrem apenas uma parte do datagrama e, portanto, entrega pacotes parcialmente corrompidos.

Este protocolo foi desenvolvido para funções multimídia, como streaming de vídeo ou VoIP, em que receber pacotes parcialmente corrompidos ou danificados é benéfico em comparação com não receber nenhum.

Ao usar o UDP convencional, um erro em um único bit causará uma soma de verificação diferente ou incorreta e invalidará e descartará o pacote. Neste esquema, nenhum erro é considerado menor, então mesmo que o erro seja trivial, o pacote ainda é descartado, o que requer o reenvio desse pacote da fonte, consumindo tempo e largura de banda.

O algoritmo de checksum para ambos os tipos de UDP é o mesmo, mas para Lite, ele é implementado apenas parcialmente a partir do cabeçalho UDP-Lite que deve sempre ser coberto pelo checksum.

Isso não significa que alguns pacotes UDP-Lite não sejam descartados. Por exemplo, os pacotes com um valor de cobertura de checksum de 1-7 devem ser descartados (deve ser 0 ou 8+) e aqueles com cobertura maior que o comprimento do IP também devem ser descartados.