Base de conhecimento (klog)

Definição - O que significa Base de Conhecimento (klog)?

Uma base de conhecimento é um banco de dados usado para compartilhamento e gerenciamento de conhecimento.

Promove a coleta, organização e recuperação de conhecimento. Muitas bases de conhecimento são estruturadas em torno da inteligência artificial e não apenas armazenam dados, mas encontram soluções para outros problemas usando dados de experiências anteriores armazenados como parte da base de conhecimento.

Os sistemas de gerenciamento de conhecimento dependem de tecnologias de gerenciamento de dados que variam de bancos de dados relacionais a data warehouses. Algumas bases de conhecimento são pouco mais do que informações enciclopédicas indexadas; outros são interativos e se comportam / respondem de acordo com a entrada solicitada pelo usuário.

Definirtec explica a Base de Conhecimento (klog)

Uma base de conhecimento não é apenas um espaço para armazenamento de dados, mas pode ser uma ferramenta de inteligência artificial para a tomada de decisões inteligentes. Várias técnicas de representação do conhecimento, incluindo frames e scripts, representam o conhecimento. Os serviços oferecidos são explicação, raciocínio e suporte inteligente à decisão.

Ferramentas de engenharia de sistemas auxiliada por computador (KB-CASE) baseadas em conhecimento auxiliam os designers, fornecendo sugestões e soluções, ajudando assim a investigar os resultados das decisões de design. A análise e o design da base de conhecimento permitem que os usuários estruturem as bases de conhecimento, a partir das quais as decisões informativas são tomadas.

Os dois principais tipos de bases de conhecimento são legíveis por humanos e legíveis por máquina.

  • Bases de conhecimento legíveis por humanos permitem que as pessoas acessem e usem o conhecimento. Eles armazenam documentos de ajuda, manuais, informações sobre solução de problemas e perguntas frequentes. Eles podem ser interativos e levar os usuários a soluções para os problemas que eles têm, mas contam com o usuário fornecendo informações para orientar o processo.
  • As bases de conhecimento legíveis por máquina armazenam conhecimento, mas apenas em formas legíveis pelo sistema. As soluções são oferecidas com base em raciocínio dedutivo automatizado e não são tão interativas, pois dependem de sistemas de consulta que possuem software que pode responder à base de conhecimento para restringir uma solução. Isso significa que a informação da base de conhecimento legível por máquina compartilhada com outras máquinas é geralmente linear e limitada em interatividade, ao contrário da interação humana que é baseada em consulta.

A gestão do conhecimento (KM) contém uma gama de estratégias utilizadas em uma organização para criar, representar, analisar, distribuir e possibilitar a adoção de experiências. Ele se concentra nas vantagens competitivas e na melhoria do desempenho das organizações. O script de trabalho é um banco de dados de gerenciamento de conhecimento bem conhecido.