Um zoetrope é um dispositivo cilíndrico que contém uma série de imagens colocadas em torno da superfície interna. À medida que o cilindro é rodado, o utilizador olha através das ranhuras para as imagens, dando a ilusão de animação. Como se faz um zoetrope 3D? Para fazer um zoetrope 3D, você precisa criar uma série de imagens que aparecerão para se mover quando vistas através do zoetropo. Para fazer isso, você pode usar um programa de computador ou desenhar as imagens à mão. Assim que tiver as suas imagens, precisa de as imprimir e cortá-las em tiras. A seguir, você precisa colar as tiras em um disco rotativo. Finalmente, você precisa colocar o disco dentro do zoetropo e ver as imagens através das fendas.
O que é semelhante ao zoetrope?
Um zoetrope é um dispositivo que cria a ilusão de movimento ao exibir uma série de imagens estáticas em rápida sucessão. O nome vem das palavras gregas "zoe" (vida) e "tropos" (girar).
Os zoetropes eram populares no final do século XIX e início do século XIX, e eram frequentemente usados como entretenimento em carnavais e feiras. Hoje, eles são usados principalmente como ferramentas educacionais para ensinar princípios de animação.
Existem alguns tipos diferentes de zoetropes, mas todos eles trabalham com o mesmo princípio básico. Um cilindro ou disco com uma série de imagens é rodado na frente de um espectador. O espectador olha através das fendas do cilindro ou disco enquanto gira, e as imagens parecem ganhar vida e mover-se.
Alguns zoetropos usam objetos físicos, como brinquedos ou estatuetas, como as imagens. Outros usam desenhos ou fotografias. As imagens podem ser desenhadas à mão ou impressas em papel, ou podem ser armazenadas em um computador e exibidas em uma tela.
Os zoometropes podem ser construídos com diferentes números de fendas e diferentes números de imagens. Quanto mais fendas e imagens houver, mais suave será o movimento.
Existem alguns outros dispositivos que funcionam em princípios semelhantes aos dos zoetropes. Estes incluem o fenacistoscópio, o praxinoscópio, e o livro de animação.
Qual é a diferença entre um Fenacistoscópio e um zoetropo?
Fenacistoscópio vs. Zoetrope
O fenacistoscópio e o zoetropo são ambas formas iniciais de dispositivos de animação que funcionam com o mesmo princípio. Ambos os dispositivos usam um tambor giratório com fendas e ambos usam uma série de imagens em cartões ou tiras que são colocadas em volta do interior do tambor. Quando o tambor é girado, o usuário olha através das fendas para as imagens, e as imagens parecem se mover.
A principal diferença entre o fenacistoscópio e o zoetropo está na forma como as imagens são colocadas nos cartões ou nas tiras. Num fenacistoscópio, as imagens são colocadas nos cartões de forma escalonada, de modo a que cada imagem seja deslocada em relação à anterior. Este desvio é necessário para que cada imagem seja visível apenas por um breve momento à medida que o cartão passa pela fenda. Num zoetropo, as imagens são colocadas nas tiras para que fiquem alinhadas umas com as outras. Isto permite que cada imagem seja visível durante um período de tempo mais longo, e dá a ilusão de um movimento mais suave. Quem inventou o fenacistoscópio? A invenção do fenacistoscópio é geralmente creditada ao físico belga Joseph Plateau e ao artista belga Paul Giess. No entanto, há algumas evidências de que o fenacistoscópio pode ter sido inventado mais cedo pelo físico britânico William Horner. Onde está o zoetropo Pixar? Se você está procurando o zoetropo da Pixar, ele pode ser encontrado nos Estúdios de Animação da Pixar em Emeryville, Califórnia.