GIF animado (Graphics Interchange Format)

Um GIF animado é um formato de arquivo para armazenar imagens animadas. É semelhante ao formato GIF padrão, mas permite que várias imagens sejam armazenadas no mesmo arquivo, com cada imagem sendo exibida por um período de tempo específico.

Os GIFs animados são frequentemente usados na web para criar animações simples, tais como capas de botões ou anúncios em banners. Eles também podem ser usados para criar animações mais complexas, como aquelas vistas em alguns jogos baseados na web. Como se muda um JPEG para um GIF? Primeiro, você precisará abrir o arquivo JPEG em um programa de edição de imagens. Em seguida, você precisará exportar ou salvar o arquivo como um GIF.

Porque é que o GIF é usado em gráficos digitais?

O Graphics Interchange Format (GIF) é um formato de imagem bitmap que foi desenvolvido pela empresa de software CompuServe, sediada nos EUA, em 1987. Desde então, tornou-se um dos formatos de imagem mais utilizados na World Wide Web devido ao seu amplo suporte em todos os navegadores da Web e à sua capacidade de suportar animação. As imagens GIF são comprimidas usando a técnica de compressão de dados sem perdas Lempel-Ziv-Welch (LZW), que também é usada no formato Portable Network Graphics (PNG).

A principal vantagem de usar imagens GIF é que elas podem ser comprimidas para um tamanho de arquivo muito menor que outros formatos de imagem sem perdas, como PNG ou TIFF. Isto torna-as ideais para uso em aplicações web onde a largura de banda é muitas vezes limitada. Outra vantagem das imagens GIF é que elas podem ser animadas, o que pode ser usado para criar conteúdos atraentes e atraentes.

Como funciona o formato GIF?

O Graphics Interchange Format (GIF) é um formato de imagem bitmap que foi desenvolvido por uma equipe da CompuServe em 1987. As imagens GIF são comprimidas usando a técnica de compressão de dados sem perdas Lempel-Ziv-Welch (LZW) para reduzir o tamanho do arquivo sem degradar a qualidade da imagem.

As imagens GIF são limitadas a 256 cores, o que as torna ideais para gráficos simples, como logotipos ou ícones com paletas de cores limitadas. O formato suporta transparência, o que permite que a cor de fundo da imagem seja transparente, revelando a cor de fundo ou a imagem por baixo dela.

As imagens GIF são guardadas num formato comprimido que inclui um cabeçalho, uma tabela global de cores, uma lista de blocos de controlo gráfico e os dados da imagem. O cabeçalho contém informações sobre o tamanho e a codificação da imagem. A tabela global de cores é uma paleta de até 256 cores que pode ser usada por todas as imagens no arquivo GIF. Os blocos de controle gráfico contêm informações sobre as imagens individuais, tais como a posição, transparência e método de descarte. Os dados da imagem são os dados pixel reais da imagem.

Para criar um GIF animado, várias imagens são salvas no mesmo arquivo GIF. Cada imagem é exibida por um determinado período de tempo, conhecido como atraso, antes da próxima imagem ser exibida. O atraso é armazenado no bloco de controle gráfico para cada imagem. Quando o arquivo GIF é reproduzido, as imagens são exibidas em ordem, criando a ilusão

Quais são os dois tipos de imagens GIF?

Existem dois tipos de imagens GIF: as que têm um fundo transparente e as que têm um fundo sólido. A primeira é mais comum, pois permite que o GIF se misture com o fundo da página web em que é exibido. O segundo é útil para criar imagens com um aspecto consistente, como o logotipo de uma empresa.

O que se entende por Graphic Interchange Format? O Graphic Interchange Format (GIF) é um formato de imagem bitmap que foi desenvolvido por uma equipe da empresa de computadores CompuServe liderada pelo cientista informático americano Steve Wilhite em 1987. Desde então foi aprovado como padrão pela Internet Engineering Task Force (IETF). As imagens GIF são comprimidas usando a técnica de compressão de dados sem perdas Lempel-Ziv-Welch (LZW) para reduzir o tamanho do arquivo sem degradar a qualidade visual da imagem. Esta técnica de compressão foi patenteada em 1985. O formato suporta até 8 bits por pixel para cada imagem, permitindo que uma única imagem faça referência a uma paleta de até 256 cores diferentes escolhidas a partir do espaço de cor de 24-bit RGB. Também suporta animações e permite uma paleta separada de até 256 cores para cada fotograma.