Virola

Definição - O que significa Ferrule?

Um ferrolho é um componente da fibra óptica usado para proteger e alinhar a extremidade da fibra desencapada. A fibra é inserida na estrutura fina do ferrolho e fornecida com um adesivo para evitar contaminação, bem como para lhe dar resistência mecânica de longo prazo. É um componente principal e caro em um conector de fibra, outros são os mecanismos de acoplamento e os corpos do conector. Uma conexão ruim pode ser o resultado de erros no comprimento, centralização do furo ou correspondência dos diâmetros interno e externo.

Definirtec explica o Ferrule

O material da ponteira é selecionado em uma variedade de fatores, como durabilidade do material, custo, frequência de união do conector, acabamento da superfície ao longo do tempo e a capacidade do material de reter a geometria da face final. Os terminais tubulares podem ser fabricados em plástico, vidro, metal ou qualquer material cerâmico. No entanto, como a cerâmica adere bem ao vidro e também é ambientalmente estável devido ao coeficiente de expansão ser mais próximo das fibras de vidro, a cerâmica é considerada o melhor material para virola. A face final do ferrolho deve ter um formato preciso, pois isso ajuda a ter o contato físico ideal entre cada um do par de fibras combinadas. Durante a fabricação de conectores de fibra óptica, as cerâmicas de zircônia e os polímeros plásticos compostos são os dois tipos mais comuns usados ​​para materiais de ponteira. Os materiais cerâmicos fornecem os mais altos níveis de controle dimensional, bem como alta durabilidade. Eles são adequados para todos os tipos de aplicações de fibra, incluindo multimodo e modo único. Polímeros plásticos compostos são usados ​​em casos envolvendo terminais tubulares de baixo custo.

Os componentes da ponteira são necessários não apenas para uma boa conexão, mas também para melhorar a qualidade da conexão estabelecida.