Amplificador de fibra óptica

Definição - o que significa amplificador de fibra óptica?

Um amplificador de fibra óptica é um dispositivo de fibra óptica usado para amplificar sinais ópticos diretamente, sem conversão em sinais elétricos. A transmissão de fibra óptica revolucionou os sistemas de rede e comunicação. Vários dispositivos de comunicação, como transmissores e receptores ópticos, são usados ​​em sistemas de transmissão de fibra óptica.

Um amplificador de fibra óptica é usado na transmissão de dados em sistemas de comunicação de fibra óptica. Os amplificadores são inseridos em locais específicos para aumentar os sinais ópticos em um sistema onde os sinais são fracos. Esse aumento permite que os sinais sejam transmitidos com êxito pelo comprimento restante do cabo. Em grandes redes, uma longa série de amplificadores de fibra óptica é colocada em sequência ao longo de todo o link da rede.

Definirtec explica amplificador de fibra óptica

O primeiro amplificador de fibra óptica, denominado amplificador de fibra dopada com érbio (EDFA), foi inventado no final dos anos 1980. Um amplificador de fibra óptica consiste em uma fibra monomodo baixa feita de vidro de sílica. Uma luz de bomba de acoplamento gera ganho de comprimento em ambas as extremidades da fibra ou entre os locais.

Os amplificadores de fibra óptica são categorizados, com base em diferentes mecanismos físicos, da seguinte forma:

  • Amplificadores de fibra dopada (DFA): Use um meio de fibra ótica dopado para aumentar os sinais de maneira semelhante aos lasers de fibra. O sinal que requer amplificação, junto com um laser de bomba, é multiplexado em um meio de fibra dopado e intercepta os íons de dopagem. A emissão espontânea amplificada é a principal razão por trás do ruído DFA. Um nível de ruído ideal para DFA é cerca de 3 decibéis. Praticamente, o número de ruído é calculado em torno de 6 a 8 decibéis.
  • Amplificadores ópticos semicondutores: Use semicondutores para produzir o meio de ganho no laser. A estrutura análoga é feita de diodos de laser. O design recente de amplificadores ópticos de semicondutores adicionou revestimentos anti-reflexos e regiões de janela para minimizar a reflexão da face final.
  • Amplificadores Raman: empregam técnicas de amplificação Raman para aumentar os sinais ópticos. Os dois tipos de amplificadores Raman são distribuídos, onde a fibra de transmissão é usada pela multiplexação do comprimento de onda da bomba junto com o comprimento de onda do sinal como meio de ganho, e concentrados, onde fibras curtas e dedicadas são usadas para amplificação. A fibra não linear é usada para aumentar a interseção entre o comprimento de onda da bomba e o sinal para reduzir a fibra ao comprimento necessário.
  • Amplificadores paramétricos ópticos: Permitem a amplificação de impulsos de sinal fraco para um meio óptico não linear. Eles usam geometria de interação não colinear para amplificações de largura de banda mais ampla.