Transistor de elétron único (conjunto)

Definição - O que significa Transistor de elétron único (SET)?

Um transistor de elétron único (SET) é um dispositivo de comutação que consiste em duas junções de túnel que compartilham um eletrodo comum e faz uso desse tunelamento de elétrons controlado para amplificação de corrente. A tecnologia usada em transistores de elétron único é baseada na teoria do tunelamento quântico. Considerados um importante componente da nanotecnologia, os transistores de elétrons simples fornecem alta velocidade de operação e baixo consumo de energia.

Definirtec explica Transistor de elétron único (SET)

Um transistor de elétron único é geralmente feito mantendo duas junções de túnel em série. O transistor consiste em um eletrodo fonte e um dreno fonte, que é unido com a ajuda de uma ilha de tunelamento que também é conectada capacitivamente a uma porta. Os elétrons podem viajar para outro eletrodo apenas através do isolador. Existem duas categorias de transistores de elétron único: metálicos e semicondutores. O primeiro faz uso de uma ilha metálica, e seus eletrodos usando uma máscara de sombra são evaporados principalmente em um isolador. O último, em contraste, depende da separação do gás de elétron bidimensional que se forma na interface dos semicondutores para a junção.

O recurso de resistência de um transistor de elétron único depende do tamanho das nanopartículas, capacitância e tunelamento de elétrons.

Os transistores de elétron único têm muitas aplicações. Eles podem ser usados ​​como detectores de micro-ondas ultrassensíveis e também para detectar sinais infravermelhos em temperatura ambiente. Eles também são sensores de carga eficientes, capazes de ler qubits de spin ou carga. Seu recurso de alta sensibilidade permite que eles sejam usados ​​como eletrômetros em experimentos que requerem altos níveis de especificidade.

Os transistores de um elétron não são adequados, entretanto, para circuitos complexos devido às flutuações neles presentes. Outras limitações incluem aleatoriedade da carga de fundo e dificuldade em manter a temperatura ambiente.