Tela de plasma

Definição - o que significa display de plasma?

Uma tela de plasma é um tipo de tela plana que usa plasma, um gás ionizado eletricamente carregado, para iluminar cada pixel a fim de produzir uma saída de tela. É comumente usado em grandes monitores de TV de 30 polegadas ou mais. As telas de plasma costumam ser mais brilhantes do que as telas de LCD e também têm uma gama de cores mais ampla, com níveis de preto quase iguais aos níveis de "sala escura".

Os monitores de plasma também são conhecidos como monitores de plasma a gás.

Definirtec explica Plasma Display

Os monitores de plasma usam gases ionizados para criar luminância, ao contrário da tecnologia LCD, que usa iluminação de fundo, como fluorescente e LED. Um painel de tela de plasma consiste em milhões de minúsculos compartimentos ensanduichados entre dois painéis de vidro. Cada compartimento ou célula é organizado em grupos de três, que são revestidos de fósforos de cor vermelha, verde e azul. Eletrodos se cruzam ao longo da frente e atrás das células e, quando uma célula precisa ser ativada, os eletrodos são carregados; a diferença de voltagem entre a frente e a traseira ioniza o gás na célula, resultando em uma perda de elétrons e criando um plasma eletricamente condutor de átomos, íons e elétrons livres. As colisões que acontecem por causa de todas as partículas flutuantes livres levam à emissão de luz, com a cor sendo ditada pelo revestimento de fósforo da célula. Além de como a luz e a cor são geradas, o processo de combinar pixels e formar uma imagem é semelhante ao de outras tecnologias de exibição.

Por causa da carga necessária para ionizar o gás no painel, os monitores de plasma esquentam mais e consomem mais energia do que os painéis LCD e AMOLED. E embora sejam capazes de comutação mais rápida e melhores tempos de resposta, os monitores de plasma não são bons em prolongar a exibição de uma imagem estática, pois isso causa "burn-in", um fenômeno em que a imagem adere à tela mesmo após várias atualizações. Este efeito foi amplamente minimizado em telas modernas, mas continua sendo a maior desvantagem quando comparada às tecnologias avançadas de LCD, que já competem com os níveis de preto, gama de cores e brilho da tela de plasma.