Não interferir

Definição - o que significa Handoff?

Um handoff refere-se ao processo de transferência de uma chamada ativa ou sessão de dados de uma célula em uma rede celular para outra ou de um canal em uma célula para outra. Uma transferência bem implementada é importante para fornecer serviço ininterrupto a um chamador ou usuário de sessão de dados.

Na Europa e em outros países, um handoff é conhecido como handover.

Definirtec explica Handoff

As redes celulares são compostas por células, cada uma das quais é capaz de fornecer serviços de telecomunicações a assinantes em roaming dentro delas. Cada célula só pode servir até uma determinada área e número de assinantes. Portanto, quando qualquer um desses dois limites é atingido, ocorre uma transferência.

Por exemplo, se um assinante se mover para fora da área de cobertura de uma célula específica ao entrar em outra, ocorre uma transferência entre as duas células. A célula que atendia a chamada antes do handoff fica dispensada de suas funções, que são então transferidas para a segunda célula. Um handoff também pode ser acionado quando o número de assinantes usando uma determinada célula já atingiu o limite máximo da célula (capacidade).

Essa transferência é possível porque o alcance das células que atendem a essas células às vezes pode se sobrepor. Assim, se um assinante estiver dentro de uma área de sobreposição, a rede pode optar por transferir a chamada de um assinante para o celular envolvido na sobreposição.

Às vezes, uma transferência pode ocorrer mesmo que nenhum limite seja violado. Por exemplo, suponha que um assinante inicialmente dentro da jurisdição de uma célula grande (atendida por um site de célula tipo guarda-chuva) entre na jurisdição de uma célula menor (atendida por uma microcélula). O assinante pode ser transferido para a célula menor para liberar capacidade na célula maior.

As transferências podem ser classificadas em dois tipos:

  • Hard Handoff: caracterizado por uma quebra real na conexão durante a troca de uma célula ou estação base para outra. A troca ocorre tão rapidamente que dificilmente pode ser notada pelo usuário. Como apenas um canal é necessário para atender a um sistema projetado para transferências rígidas, é a opção mais acessível. Também é suficiente para serviços que podem permitir pequenos atrasos, como a Internet de banda larga móvel.
  • Soft Handoff: Inclui duas conexões ao telefone celular de duas estações base diferentes. Isso garante que nenhuma pausa ocorra durante a transferência. Naturalmente, é mais caro do que uma transferência difícil.