Superfície

Uma superfície é uma característica topográfica física do terreno, normalmente nomeada pela sua forma característica, aparência ou uso. As superfícies incluem colinas, montanhas, vales, cumes, planaltos, planaltos e planícies. O que é superfície 3D? Uma superfície 3D é um objeto tridimensional que pode ser representado por uma equação matemática. É uma superfície bidimensional que foi estendida para a terceira dimensão.

O que são tipos de superfície?

Os tipos de superfície são definidos pela American Society for Testing and Materials (ASTM) e são usados para classificar as características físicas de uma superfície. Os três principais tipos de superfície são:

Tipo I - Superfície lisa, dura e sem irregularidades

Tipo II - Superfície lisa, dura e com alguma irregularidade

Tipo III - Superfície rugosa, irregular

Para que é utilizada a superfície?

Superfície é a área total de todas as faces (lados) de um objeto tridimensional. É bidimensional e é medida em unidades quadradas.

A área de superfície é importante em muitos campos, como engenharia e arquitetura, porque é uma boa maneira de comparar o tamanho de diferentes objetos. Também é importante em física, porque determina a quantidade de calor que um objeto pode absorver ou perder.

Como as superfícies podem ser representadas em GIS?

GIS é um sistema que permite a captura, armazenamento, recuperação, análise e exibição de dados espaciais. Os dados de superfície podem ser representados num GIS de várias maneiras, dependendo da aplicação específica.

Por exemplo, um modelo de elevação digital (DEM) é uma forma comum de representar dados de superfície num SIG. Os DEM são tipicamente conjuntos de dados raster, o que significa que são compostos por uma grelha de células, cada uma das quais tem um valor associado. Os valores num DEM representam uma elevação, e o DEM pode ser usado para gerar uma representação tridimensional da superfície.

Outra forma de representar os dados de superfície num SIG é através do uso de redes irregulares trianguladas (TINs). Os TINs também são compostos por uma grade de células, mas os valores nas células representam as coordenadas x, y, e z dos pontos na superfície. Os TINs podem ser usados para criar representações tridimensionais de superfícies, mas também podem ser usados para análises mais complexas, como a modelagem hidrológica.

Outra forma de representar dados de superfície em um SIG é através do uso de curvas de nível. As linhas de contorno são dados vetoriais, o que significa que são compostos por pontos, linhas e polígonos. Os pontos em uma linha de contorno representam pontos na superfície que têm a mesma elevação, e as linhas e polígonos representam a forma da superfície. As linhas de contorno podem ser O que é o conteúdo da superfície? O conteúdo da superfície é uma medida da quantidade de informação que pode ser armazenada em uma determinada área de superfície. É tipicamente expresso em bits por polegada quadrada (bits/em2) ou bits por centímetro quadrado (bits/cm2). O conteúdo de superfície de uma determinada superfície pode ser aumentado reduzindo o tamanho dos elementos individuais que compõem a superfície (por exemplo, usando pixels menores em um sensor de câmera digital) ou aumentando o número de elementos (por exemplo, usando mais pixels em um sensor de câmera digital).