Software malicioso (malware)

Definição - O que significa Software Malicioso (Malware)?

Software malicioso, conhecido como malware, é qualquer software que prejudique o sistema de um computador. O malware pode estar na forma de worms, vírus, cavalos de Troia, spyware, adware e rootkits, etc., que roubam dados protegidos, excluem documentos ou adicionam software não aprovado pelo usuário.

Definirtec explica software malicioso (malware)

Malware é um software desenvolvido para causar danos ao computador e ao usuário. Algumas formas de malware “espiam” o tráfego do usuário na Internet. Os exemplos incluem spyware e adware. O spyware monitora a localização do usuário e, se habilitado, pode capturar informações confidenciais, por exemplo, números de cartão de crédito, promovendo o roubo de identidade. O adware também adquire informações do usuário, que são compartilhadas com os anunciantes e, em seguida, integradas a anúncios pop-up acionados indesejados.

Worms e vírus se comportam de maneira diferente, pois podem proliferar rapidamente e prejudicar todo o sistema de um computador. Eles também podem realizar atividades desagradáveis ​​no computador de um usuário sem o conhecimento do usuário. Na esteira de um vírus ou worm, um sistema de computador pode sofrer danos significativos.

O antimalware deve determinar se há ameaças, varrendo um computador e removendo-as, se encontradas. A prevenção é melhor do que a ação corretiva após a infecção. Embora os programas antivírus devam ser continuamente ativados e atualizados, certos tipos de ameaças, como spyware, costumam invadir o sistema do computador.

Em todos os momentos, um firewall deve estar instalado para segurança adicional. Múltiplas fontes de proteção compatíveis são incentivadas como seguro adicional contra malware.