Código malicioso

Definição - o que significa código malicioso?

Código malicioso é o código que causa danos a um computador ou sistema. É um código que não é controlado de maneira fácil ou exclusiva por meio do uso de ferramentas antivírus. O código malicioso pode ativar-se sozinho ou ser como um vírus que exige que o usuário execute uma ação, como clicar em algo ou abrir um anexo de e-mail.

Definirtec explica código malicioso

O código malicioso não afeta apenas um computador. Ele também pode entrar em redes e se espalhar. Ele também pode enviar mensagens por e-mail e roubar informações ou causar ainda mais danos ao excluir arquivos. Pode ser na forma de linguagens de script, controles ActiveX, plug-ins de navegador, miniaplicativos Java e muito mais. É por isso que geralmente é recomendado desativar essas opções em navegadores da web.

O código malicioso pode vir em várias outras formas. Um tipo comum de código malicioso é o vírus, que é um pequeno programa anexado a outros programas ou arquivos e que se copia em um computador e até se espalha para outros computadores da rede. Os vírus podem variar de relativamente inofensivos a causar danos significativos a um sistema.

Worms são pedaços de código malicioso que fazem cópias de si mesmos. As condições devem ser adequadas para que um verme se prolifere. Eles são criados principalmente usando linguagens de script.

Os cavalos de Tróia são formas de código malicioso que aparecem como software seguro. Mas é assim que eles entram em um computador. Eles podem estar escondidos dentro de outro programa e ser instalados com um programa seguro. Às vezes, eles dão a alguém em um local remoto o controle do computador da vítima.

Para ajudar a proteger um sistema contra infecções, o software antivírus deve ser a primeira coisa a ser instalada em um computador. Bons hábitos de computador também são importantes, como não abrir anexos de e-mail de fontes desconhecidas ou instalar mídia de fontes desconhecidas. Além disso, remover o software que não foi usado por longos períodos é uma boa ideia. Isso remove ainda outra via para o código malicioso entrar no sistema.