Sistema de resposta de voz (vrs)

Definição - O que significa Sistema de Resposta de Voz (VRS)?

Um sistema de resposta de voz (VRS) é uma interface de computador que responde a comandos de voz, em vez de responder às entradas de um mouse ou pressionamento de tecla.

É um tipo de síntese de fala em que as frases são organizadas pela concatenação de palavras pré-gravadas e salvas em um banco de dados. Ao contrário de um sistema text-to-speech (TTS), um sistema de resposta de voz funciona usando vocabulário limitado em cenários onde as sentenças ou frases formadas aderem a uma sequência estritamente predeterminada.

Definirtec explica o Sistema de Resposta de Voz (VRS)

VRS é ideal para deficientes visuais ou outros deficientes físicos. Como essas pessoas não conseguem acessar um mouse ou teclado normal, poder instruir um computador sobre como proceder pode ser uma revelação para elas. Outro uso importante é a manutenção de registros.

Além disso, com a ajuda de alguns protocolos de software, a entrada de dados pode ser ativada por voz. Isso permite que os usuários insiram dados sem usar as mãos. Um bom número de pessoas está interagindo com os sistemas VRS a cada dia, mais do que percebem.

Sempre que os chamadores ligam para uma instituição financeira, agência de viagens ou empresa de catálogos, a primeira coisa que ouvem é uma voz eletrônica fazendo uma pergunta e solicitando uma resposta. Dependendo do que afirmam os chamadores, suas solicitações são convertidas pelo computador central em ações específicas.

Em certos cenários, uma experiência telefônica completa pode ocorrer via resposta de voz. Uma desvantagem desse tipo de experiência é que ela não permite respostas fora dos parâmetros programados no software. Se os chamadores fizerem uma pergunta fora da lista de aprovados, eles podem não receber a resposta que estão procurando.

As instituições financeiras costumam usar sistemas VRS para restringir o acesso indesejado a contas ou informações. Os sistemas VRS nessas instituições financeiras são programados para responder apenas a padrões de voz e senhas específicos.

Os sistemas VRS evoluíram de tal forma que os usuários podem usar suas vozes para ativar e operar aplicativos de software. Alguns aplicativos estão atualmente disponíveis para sistemas VRS para operar atividades domésticas padrão, como ligar e desligar luzes e ventiladores ou fechar e abrir uma porta de garagem.