Sistema baseado em padrões

Definição - O que significa Sistema baseado em padrões?

Um sistema baseado em padrões refere-se ao uso comum de sistemas operacionais de computador por uma variedade de organizações e usuários que podem ou não ter interesses comuns. Na maioria das vezes, os sistemas baseados em padrões são usados ​​em negócios e organizações. Esses sistemas são uniformes em suas operações e podem ser rentáveis ​​porque não são proprietários.

Os governos são definitivamente os maiores consumidores de sistemas operacionais e TI, então eles têm muito a dizer sobre a direção em que a TI está se movendo. Para os fornecedores, entretanto, um padrão uniforme de operação é perturbador, uma vez que muitos ganham dinheiro prendendo os consumidores a tipos específicos de sistemas que são propositalmente feitos para serem diferentes de outros sistemas.

Definirtec explica o sistema baseado em padrões

Unix é um exemplo de plataforma de sistema baseada em padrões. É algo do qual os governos e empresas dependem. A única especificação Unix foi derivada da análise de sistemas e aplicativos de negócios. Atualmente, todos os principais fornecedores de sistemas incorporam produtos, rotulados como UNIX 95, garantindo que o produto corresponda a uma única especificação Unix. Um único padrão de consenso é o que torna o Unix 95 tão utilizável. Enquanto os principais fornecedores estão sempre adicionando ao Unix 95, esse valor sempre será construído em um único padrão operacional.

Como o Unix não é proprietário, seu software e sistemas podem ser facilmente construídos de acordo com os padrões públicos. Operabilidade, confiabilidade e escalabilidade são vitais nos negócios hoje. Os sistemas baseados em padrões fornecem cada uma dessas qualidades importantes.

Os sistemas baseados em padrões também são baseados na arquitetura cliente / servidor, onde as duas áreas são interoperáveis ​​e relevantes para necessidades específicas de negócios. Com sistemas baseados em padrões, perda de tempo e desenvolvimentos aleatórios de sistemas não são necessários, já que o objetivo não é tornar os sistemas novos e diferentes. Em vez disso, os sistemas são construídos sobre padrões básicos que podem ser facilmente e amplamente usados. Os sistemas baseados em padrões trazem confiabilidade, baixo preço, robustez e recursos operacionais uniformes para a mesa.