Ponto de venda baseado em nuvem (pos baseado em nuvem)

Definição - O que significa Ponto de venda baseado em nuvem (POS baseado em nuvem)?

O ponto de venda baseado na nuvem (POS baseado na nuvem) é um tipo de sistema de ponto de venda onde as informações para o processamento da transação vêm de um serviço remoto na nuvem. Em geral, POS se refere ao local onde as compras acontecem, por exemplo, em um quiosque de caixa ou em uma mesa de recepcionista (ou mesa lateral) em um restaurante.

Definirtec explica o ponto de venda baseado na nuvem (POS baseado na nuvem)

Um dos motivos pelos quais o ponto de venda (PDV) baseado em nuvem está causando tanto impacto nos ambientes de varejo é que muitas empresas estão percebendo a conveniência e os benefícios do uso de dispositivos móveis como caixas registradoras modernas. Isso está levando a uma mudança tremenda no varejo e, em muitos casos, à obsolescência dos sistemas legados que envolvem caixas registradoras especializadas nos PDVs. Em um número crescente de situações de negócios, eles estão sendo substituídos pelo uso de um smartphone ou um dispositivo móvel executando um software POS sofisticado.

O software POS em dispositivos móveis é geralmente composto de soluções POS baseadas em nuvem. Os provedores de computação em nuvem oferecem serviços financeiros de varejo fornecidos pela Web para sistemas POS, onde os dados têm backup suficiente em servidores de fornecedores remotos. Para muitas empresas, os benefícios gerais do POS baseado em nuvem são evidentes - segurança, armazenamento de dados e muitos outros aspectos da operação do software podem ser terceirizados para fornecedores. No entanto, é importante examinar o acordo de nível de serviço para esclarecer o tempo de atividade e outras disposições de serviço.

Muitos analistas esperam que o POS baseado em nuvem continue a proliferar em muitos setores diferentes. Substituir velhas caixas registradoras por dispositivos móveis que executam POS baseados em nuvem pode fazer muito sentido porque simplifica os requisitos de ativos para o negócio de varejo - em outras palavras, em vez de comprar caixas registradoras, a empresa pode usar dispositivos móveis de propriedade pessoal ou agrupados no armazenar durante o horário comercial, conforme necessário.