Síntese de modulação de frequência (síntese de fm)

Definição - O que significa Síntese de Modulação de Frequência (Síntese de FM)?

A síntese de modulação de frequência (FM) é uma técnica popular usada para gerar paletas de som ricas no processo de síntese de som. Inicialmente implementados em sistemas analógicos, os sintetizadores FM agora são implementados digitalmente. Os sintetizadores FM que usam osciladores analógicos sofrem de instabilidade de pitch; como resultado, as implementações digitais são favorecidas. Os últimos são úteis na criação de tons metálicos e sem afinação, em vez de sons subtrativos padrão. Sintetizadores FM são usados ​​para criar sons mais realistas. A forma de onda de entrada simples e simples é alterada modulando sua frequência usando um sintetizador FM para criar formas de onda mais complexas para geração de som realista.

Definirtec explica a síntese de modulação de frequência (síntese FM)

A modulação de frequência foi popularizada pelos sintetizadores DX lançados pela Yamaha na década de 1980. As técnicas de FM têm sido usadas já na década de 1930. No entanto, os sintetizadores FM não foram usados ​​até a década de 1970, quando John Chowning, um pesquisador da Universidade de Stanford, desenvolveu as técnicas de síntese musical.

FM faz uso de pelo menos um sinal periódico (o modulador) e um sinal portador que é modulado pelo modulador.

A síntese FM consiste em dois componentes principais, a saber, o modulador e o oscilador. O oscilador usa uma forma de onda senoidal e funciona como um oscilador de baixa frequência, modulando a frequência do oscilador da portadora. O oscilador usado na síntese FM também é conhecido como um "operador". Dependendo da configuração e da taxa de modulação, a frequência da portadora se moverá para cima e para baixo conforme a modulação do operador da portadora é alterada. Esse processo cria diferentes harmônicos chamados de bandas laterais, e a frequência desses harmônicos depende da frequência da portadora e de como ela é modulada.

Os sintetizadores FM usam algoritmos e operadores extras para criar novas formas de onda para adicionar mais realismo e uma sensação vibrante aos sons gerados. A frequência de modulação deve ser inferior a 30 Hz para FM criar vibrato.