Memória ternária de conteúdo endereçável (tcam)

Definição - o que significa memória endereçável por conteúdo ternário (TCAM)?

A memória endereçável por conteúdo ternário (TCAM) é um tipo de memória endereçável por conteúdo (CAM) que permite um terceiro estado de "não me importo" ou "X" em um ou mais bits de dados armazenados, adicionando flexibilidade ao pesquisa. A palavra “ternário” refere-se ao número de entradas que a memória pode armazenar e consultar: 0, 1 e X ou curinga. Por outro lado, CAMs binários só podem consultar usando 1s e 0s.

Definirtec explica a memória endereçável por conteúdo ternário (TCAM)

A memória endereçável por conteúdo ternário é um tipo de CAM, considerado o oposto da RAM, pois não acessa os dados da mesma forma, fornecendo um endereço de memória específico para onde os dados são armazenados. Mas os dados armazenados no CAM só podem ser acessados ​​consultando os dados específicos necessários e o CAM então recupera os endereços onde os dados consultados estão armazenados. CAM é usado para armazenar e pesquisar dados de comprimento fixo, o que o torna perfeito para armazenar endereços MAC porque eles têm um comprimento fixo. Também é mais rápido que a RAM porque permite a pesquisa paralela.

CAM regular ou CAM binário só pode pesquisar com 1s e 0s, mas CAM ternário adiciona um "X" à combinação para que os dados não precisem corresponder exatamente, aumentando sua flexibilidade. Isso o torna ideal para armazenar listas de controle de acesso (ACL) em switches e roteadores de nível empresarial, pois pode ser pesquisado por um campo mais amplo, tornando a pesquisa mais flexível. Por exemplo, um intervalo inteiro de endereços IP pode ser pesquisado de uma vez, em vez de comparar todo o conteúdo um por um. Isso é útil para aumentar a velocidade de pesquisa de rota, encaminhamento de pacote, classificação de pacote e comandos baseados em ACL.

Mesmo com seus benefícios, o TCAM raramente é usado na indústria eletrônica porque é caro para construir e consome muita energia, que é então transformada em calor, resultando em requisitos adicionais de energia para resfriamento.