Scareware

Scareware é um tipo de malware que é projetado para assustar os usuários a comprar um produto de segurança falso, ou a desistir de informações pessoais. Ele geralmente assume a forma de uma janela pop-up ou mensagem que aparece no seu computador, alegando ser de uma empresa de segurança respeitável. A mensagem frequentemente afirma que seu computador está infectado por um vírus, ou que existe alguma outra ameaça à segurança. Em seguida, ela o levará a comprar um produto, ou a fornecer informações pessoais, para corrigir o problema.

Na maioria dos casos, o scareware não é realmente de uma empresa de segurança legítima, e os produtos ou serviços que ele oferece são inúteis. O objectivo do scareware é enganar os utilizadores para que estes gastem dinheiro, ou para que desistam de informações pessoais que possam ser utilizadas para roubo de identidade. Scareware pode ser difícil de identificar, uma vez que muitas vezes usa logotipos e marcas de empresas respeitáveis. Se você vir um pop-up ou mensagem que pareça ser scareware, tenha muito cuidado antes de clicar em qualquer coisa, ou forneça qualquer informação pessoal. O que é um vírus de computador de cachorro? Um vírus de computador de cachorro é um tipo de vírus que se propaga através do travamento e da infecção de ficheiros executáveis. Quando um arquivo é infectado, o vírus se replicará e se espalhará para outros arquivos no mesmo computador ou rede. Os vírus de cachorros são frequentemente espalhados através de anexos de e-mail ou descarregando ficheiros infectados a partir da Internet.

O que é isca na segurança cibernética?

No contexto da segurança cibernética, a isca é um tipo de ataque de engenharia social em que um atacante usa isca, normalmente na forma de um email ou mensagem sedutora, na tentativa de atrair as vítimas a clicar em um link ou anexo malicioso. Se bem-sucedido, o clique da vítima irá desencadear uma carga útil maliciosa, que pode resultar em uma variedade de conseqüências negativas para a vítima, incluindo infectar seu dispositivo com malware ou dar ao atacante acesso a informações sensíveis.

Os ataques de isca são muitas vezes difíceis de detectar, pois dependem de enganar a vítima para tomar uma acção que normalmente não tomariam. Por este motivo, é importante que os usuários estejam cientes do potencial de ataques de isca e tenham cuidado ao clicar em links ou anexos de fontes desconhecidas. Um cachorro é um vírus? Não, um cachorro não é um vírus. Um cachorro (ou programa potencialmente indesejado) é um tipo de software que pode ser instalado no seu computador sem o seu conhecimento ou consentimento. Os cachorros são frequentemente agrupados com outros softwares, e podem ser difíceis de remover. Embora não sejam tecnicamente vírus, os cachorros podem ser igualmente problemáticos e podem causar problemas, tais como abrandar o seu computador, apresentar anúncios indesejados e recolher as suas informações pessoais.

Os pop ups dizem que você tem um vírus real? Não há uma resposta fácil a esta pergunta, pois depende do pop up específico a que se está a referir. No entanto, em geral, você deve estar atento a qualquer pop up que diga que seu computador está infectado por um vírus ou outro tipo de malware. Estes tipos de mensagens são frequentemente usadas por golpistas para enganar as pessoas na instalação de software malicioso nos seus computadores. Se você vir um pop up como este, é melhor fechá-lo e executar uma verificação de vírus no seu computador para estar seguro. O iPhone pode obter vírus? Sim, os iPhones podem apanhar vírus, mas é muito menos comum do que com telefones Android. A razão para isso é que os iPhones são menos abertos a software de terceiros do que os telefones Android. No entanto, tem havido casos de software malicioso a ser desenvolvido para iPhones. Na maioria dos casos, esses vírus são disseminados através de aplicativos maliciosos que são baixados de lojas de aplicativos não-oficiais.