Rede de acesso genérica (gan)

Definição - O que significa Rede de Acesso Genérica (GAN)?

Em sistemas de telecomunicações, uma rede de acesso genérica (GAN) é usada por usuários de dispositivos celulares para conectar e interagir com outros tipos de dispositivos de comunicação. Os protocolos GAN evoluíram principalmente para sistemas de comunicação sem fio, permitindo que os telefones móveis executem funções perfeitamente entre redes locais sem fio (WLANs) e redes amplas (WANs) sem interromper a sessão de comunicação. A tecnologia GAN moderna permite que um assinante interaja por meio de aplicativos de voz, dados, subsistema de multimídia IP e protocolo de iniciação de sessão (SIP).

Antes de 2005, uma rede de acesso genérica era comercialmente conhecida como acesso móvel não licenciado (UMA).

Definirtec explica Rede de Acesso Genérica (GAN)

Inicialmente, o Projeto de Parceria de 3ª Geração apoiou a especificação feita por um grupo de fornecedores e operadoras para a interface GAN. A LAN geralmente é baseada em tecnologia privada não licenciada como 802.11, que permite que um aparelho móvel interaja com a estação base pelo ar por meio de um controlador de estação base. Os serviços WAN populares são baseados no Sistema Global para Comunicações Móveis, serviço geral de rádio por pacote ou no Sistema Universal de Telecomunicações Móveis.

A função principal da tecnologia GAN é um serviço de telefone de modo duplo, que permite aos assinantes de telefones celulares transferirem conexões entre LANs e WANs sem fio. Esse recurso aprimorado de roaming contínuo permite que os usuários se conectem com indivíduos em todo o mundo a um custo menor usando aparelhos de telefone.

O uso da tecnologia GAN está causando mudanças na estrutura dos telefones celulares. Atualmente, o GAN envolve dois modos acessíveis diferentes, portanto, cada telefone tem dois transceptores. Um é reservado para o serviço celular convencional, enquanto o outro é usado para cobrir aplicativos avançados como wi-fi.

Junto com suas vantagens, o GAN tem algumas limitações. Como a UMA usa frequências diferentes, os serviços do assinante GAN estão sujeitos a interferências. Dispositivos celulares que usam vários sinais de LAN e WAN via GAN são relativamente caros e reduzem o tempo de conversação e espera do dispositivo móvel.