Análise forense de telefones celulares

Definição - o que significa análise forense de telefones celulares?

A perícia de telefones celulares é um tipo de coleta eletrônica de dados para fins de evidências legais. Esta é uma ferramenta útil para os investigadores como método de coleta de evidências criminais a partir de um rastro de dados digitais, que muitas vezes é difícil de excluir. A extração de arquivos excluídos de telefones celulares usados ​​como evidências criminais é o principal trabalho dos investigadores forenses de telefones celulares.

Os tipos de análise forense de telefones celulares incluem conversas gravadas, fotos digitais de telefones, textos ou e-mails de telefones celulares, listas de números de telefone e, às vezes, até gravações de vídeos digitais de telefones celulares. Depois que as evidências são coletadas para fins legais, elas podem ser salvas e armazenadas para evitar exclusão ou danos de materiais digitais importantes por meio de sistemas desenvolvidos para extração de dados de telefones celulares. Na maioria das vezes, a perícia do telefone móvel é aplicada à recuperação de dados digitais de comunicações excluídas. Isso pode auxiliar as equipes jurídicas ou detetives da polícia, resultando na produção e apresentação de evidências legais.

Definirtec explica a perícia do telefone móvel

Quase dois terços da população dos Estados Unidos usa telefones celulares ou celulares. Mesmo as compras desses telefones pelo consumidor estão aumentando constantemente, com as capacidades de memória do telefone sendo constantemente aumentadas pelos fabricantes. Permitindo assim que os usuários tirem fotos secretamente, gravem conversas ou vídeos. Algumas organizações oferecem ao consumidor serviços de investigação privada para extrair dados de telefones celulares que revelem atividades imorais, como infidelidade conjugal.

No entanto, o uso mais comum de perícias de telefones celulares é por policiais. Rastros de dados digitais são facilmente deixados por telefones celulares, portanto, os criminosos devem ficar atentos. Assim como as informações do computador nunca são realmente excluídas, o mesmo se aplica às informações do telefone móvel.

Por causa do desenvolvimento da perícia de telefones celulares, as autoridades policiais podem identificar mais facilmente pedófilos, perseguidores ou assediadores por meio da perícia de telefones celulares. Pessoas que passam por emergências médicas também se beneficiam desses exames forenses. Por exemplo, agências estaduais ou locais podem vincular endereços automaticamente a seus telefones celulares, especialmente útil quando os telefones celulares são usados ​​para relatar emergências.

Para os investigadores em particular, uma ampla gama de desafios pode ocorrer durante o processo de coleta de evidências pelo telefone móvel. Esses obstáculos podem incluir sistemas de arquivos formidáveis ​​em telefones celulares, sistemas operacionais únicos, uma infinidade de sistemas de rede e provedores de rede. No entanto, cabos e conectores patenteados também aumentam o desafio. O treinamento adequado de tais investigadores pode combater algumas das complexidades dos telefones celulares, mas é difícil acompanhar a fluidez e a singularidade das tecnologias de telefones celulares.