Qualidade de impressão

Definição - o que significa qualidade de impressão?

Qualidade de impressão refere-se à qualidade da cópia impressa ou impressa produzida por uma impressora. Muitos são os fatores que determinam o nível de qualidade, mas, no geral, tem a ver com a precisão da reprodução do material original, que é influenciada pela qualidade e tipo de papel usado e, claro, pelas especificações da impressora, como os pontos por polegada (DPI), a capacidade da cabeça de impressão e o tipo e qualidade da tinta / toner usado.

Definirtec explica a qualidade de impressão

A qualidade de impressão é medida principalmente em DPI, que é bastante semelhante à definição de pixels em termos de imagens digitais e até mesmo resolução de tela. DPI é equivalente à capacidade de uma impressora de imitar o número de pixels ou a resolução da imagem de origem. Se uma impressora tem uma capacidade de DPI inferior em comparação com a imagem de origem, a imagem impressa torna-se uma versão reduzida em termos de resolução, embora isso geralmente não seja um problema para impressão regular em impressões de tamanho "escritório" menores, mas tornaria um maior impacto na impressão de pôsteres e formatos maiores.

DPI não é o único fator que afeta a qualidade de impressão; outros fatores incluem o driver da impressora e a tinta ou toner usado. O driver da impressora transforma a imagem original em um conjunto de instruções a serem seguidas pela impressora, que determina onde colocar cada ponto na página e qual cor usar. Se as instruções estiverem erradas, a impressão definitivamente estará errada. A programação incorreta do driver da impressora costuma ser o motivo pelo qual as impressoras às vezes exibem artefatos na imagem impressa.

As impressoras usam o espaço de cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) com base em pigmento para impressão. Isso é diferente do espaço de cores usado pelas telas de computador, que é baseado em luz. O problema que isso representa para a impressão é que a impressora só pode fornecer pontos de tamanhos consistentes para cada cor, portanto, deve-se ter cuidado com as partes que recebem cada ponto de cor para obter a reprodução de cores mais precisa. Nas telas LCD modernas, cada pixel pode variar a intensidade de cada cor, tornando-o melhor para a reprodução das cores. A qualidade da tinta ou toner usado também desempenha um grande papel no que diz respeito à reprodução de cores.