Inspeção profunda de pacotes (dpi)

Definição - O que significa Deep Packet Inspection (DPI)?

A inspeção profunda de pacotes (DPI) é uma forma de filtragem usada para inspecionar pacotes de dados enviados de um computador para outro em uma rede. DPI é um método sofisticado de filtragem de pacotes que opera na sétima camada (a camada de aplicação) do modelo de referência OSI (Open System Interconnection). O uso eficaz de DPI permite que seus usuários rastreiem, identifiquem, categorizem, redirecionem ou interrompam pacotes com códigos ou dados indesejáveis.

DPI normalmente é mais eficaz do que a filtragem de pacotes típica, que inspeciona apenas os cabeçalhos dos pacotes. DPI inspeciona a parte de dados do pacote (e às vezes o cabeçalho do pacote) quando passa por um ponto de inspeção, tentando encontrar não conformidade de protocolo, intrusões, spam, vírus ou outros fatores predefinidos para determinar se o pacote pode passar ou se deve ser direcionado para outro local.

Com o DPI, as organizações podem impulsionar seus sistemas de gerenciamento de rede sem investir pesadamente em tecnologias de rede centrais.

A inspeção profunda de pacotes também é conhecida como inspeção completa de pacotes e extração de informações.

Definirtec explica Deep Packet Inspection (DPI)

DPI integra as funções de um sistema de prevenção de intrusão (IPS) e um sistema de detecção de intrusão (IDS) com um firewall convencional. É comumente usado por engenheiros de comunicação e provedores de serviços para gerenciar o tráfego de rede. Eles podem controlar o tráfego da rede alocando recursos valiosos da rede para pacotes de dados e mensagens de alta prioridade.

Apesar de seus muitos benefícios, o DPI tem as seguintes limitações:

  • É capaz de produzir novas vulnerabilidades, além de proteger contra os tipos atuais. Embora seja bem-sucedido contra ataques de negação de serviço (ataques DoS), ataques de estouro de buffer e alguns tipos de malware, o DPI também pode ser usado para acionar esses mesmos tipos de ataques.
  • Ele aumenta a complexidade e o caráter incômodo dos firewalls, bem como de outros softwares baseados em segurança.
  • Requer atualizações e alterações periódicas para se manter eficiente.
  • Quando o DPI é implementado, o processador permanece ocupado e não pode liberar seus recursos para outros aplicativos do usuário. Isso afeta negativamente a velocidade do computador.

DPI está sendo usado por governos para monitorar e proteger fronteiras cibernéticas territoriais. O DPI também foi usado para inspecionar as atividades do usuário, para manter a segurança de grandes redes locais e remotas e para bloquear malware e software suspeito. Além disso, os provedores de serviço usam DPI para controlar os hábitos de navegação na Web dos clientes. Esses detalhes do cliente são então usados ​​por empresas focadas em publicidade direcionada.