Protocolo de transferência de arquivos (ftp)

Definição - o que significa protocolo de transferência de arquivos (FTP)?

O protocolo de transferência de arquivos (FTP) é um protocolo cliente / servidor usado para transferir arquivos de ou para um computador host. O FTP pode ser autenticado com nomes de usuário e senhas.

O FTP anônimo permite que os usuários acessem arquivos, programas e outros dados da Internet sem a necessidade de um ID de usuário ou senha. Os sites às vezes são projetados para permitir que os usuários usem "anônimo" ou "convidado" como ID de usuário e um endereço de e-mail como senha. Os arquivos publicamente disponíveis geralmente são encontrados em um diretório especificado e podem ser facilmente transferidos para o computador de um usuário.

FTP é o padrão da Internet para mover ou transferir arquivos de um computador para outro usando redes TCP ou IP. O protocolo de transferência de arquivos também é conhecido como RFC 959.

Definirtec explica o protocolo de transferência de arquivos (FTP)

A especificação FTP original foi escrita por Abhay Bhushan e publicada como RFC 114 em 16 de abril de 1971. Posteriormente, foi substituída pela RFC 765 (junho de 1980).

Os primeiros aplicativos de cliente FTP usavam o prompt de comando do DOS com comandos e sintaxe padronizados. Desde então, muitos clientes de interface gráfica com o usuário (GUI) foram desenvolvidos em sistemas operacionais, tornando mais fácil para o usuário fazer upload e download de arquivos.

Existem vários tipos de FTP e diferentes casos de uso:

  1. Um site FTP é um site onde os usuários podem facilmente fazer upload ou download de arquivos específicos.

  2. O FTP por correio permite que usuários sem acesso à Internet acessem e copiem arquivos usando FTP anônimo, enviando uma mensagem de e-mail para [e-mail protegido] e colocando a palavra ajuda no corpo do texto.

  3. FTP Explorer é um cliente FTP baseado no gerenciador de arquivos do Windows 95 (Windows 95 Explorer).

  4. Um servidor FTP é um computador dedicado que fornece um serviço FTP. Isso atrai hackers e requer hardware ou software de segurança, como nomes de usuário, senhas e controle de acesso a arquivos.

  5. Um cliente FTP é um aplicativo de computador que acessa um servidor FTP. Ao fazer isso, os usuários devem bloquear as tentativas de conexão de FTP de entrada usando o modo passivo e devem verificar a existência de vírus em todos os arquivos baixados.

FTP e protocolos sucessivos

O servidor FTP foi um esteio tradicional por muito tempo. No entanto, conforme as redes evoluíram, os protocolos de transferência de arquivos também evoluíram.

Em primeiro lugar, SFTP oferece melhor segurança para o sistema FTP, que não era muito seguro para começar. Da mesma forma que o HTTP evoluiu para o HTTPS, o SFTP apresenta novos protocolos de segurança.

No entanto, um sistema ainda mais recente denominado Managed File Transfer (MFT) adiciona ainda mais segurança cibernética e também oferece recursos de tratamento de erros.

Além disso, as configurações do MFT agora são feitas para oferecer diferentes tipos de recursos de programação e automação. Muitos deles oferecem tipos específicos de visualização de dados por meio de tecnologias de painel. Isso torna a administração mais fácil e mostra aos administradores de rede o que está acontecendo dentro da rede. Ele também otimiza como os arquivos são transferidos. O MFT pode oferecer melhores recursos para conformidade com HIPAA, PCI ou GDPR ou quaisquer outros regulamentos aplicáveis.

Agora pensamos no FTP como um tipo de tecnologia legada. Em sistemas de servidor FTP, os arquivos foram enviados sem criptografia, o que não é uma prática recomendada atual. Portanto, embora algumas empresas ainda usem FTP, ele não é mais o padrão ouro para transferência de arquivos.